AGU participa de mutirão que leva justiça itinerante e serviços à Amazônia Legal
Durante toda a semana, instituição oferecerá atendimentos na área previdenciária, agrária e ambiental em São Félix do Xingu, no Pará
A Advocacia-Geral da União (AGU) está participando de mutirão de atendimento à população de São Félix do Xingu (P A ), no âmbito do programa “Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal”. O lançamento oficial da ação aconteceu na manhã desta terça-feira (18/07) e contou com a presença de autoridades do J udiciá rio e do Executivo.
A procuradora-geral F ederal, Adriana Venturini, acompanhou o lançamento da iniciativa , que busca garantir acesso à Justiça e à cidadania, bem como levar serviços à população da Amazônia Legal. Venturini acompanhou as visitas realizadas às salas de atendimento pela presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ ) , Rosa Weber , e pela também ministra do STF , C ármen Lúcia.
A AGU está atuando a partir de várias frentes , com atendimentos envolvendo demandas previdenciárias , ambientais e agrárias . “ Tudo isso visa levar atendimento aos cidadãos e às comunidades mais isoladas . A PGF [ Procuradoria -Geral Federal] não economiza esforços para se fazer presente e viabilizar esses direitos ”, disse a procuradora-geral Federal.
Eixos de atuação
Por parte da AGU, seis procuradores federais estão atuando nas demandas. No eixo previdenciário, a AGU realiza atendimentos objetivando , entre outros aspectos, a resolução de casos envolvendo a concessão de benefícios previdenciários e buscando soluções para os pedidos indeferidos administrativamente.
No eixo ambiental, a AGU oferecerá atendimentos buscando, por exemplo, a resolução de demandas envolvendo autos de infração ambientais, a partir da avaliação de possibilidades de soluções legais para regularização dos devedores, como parcelamentos. Na questão agrária, a AGU concentrará os atendimentos na busca de orientações sobre regularização fundiária e transmissão de títulos, entre outros.
Os atendimentos da AGU acontecem em conjunto com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Semana Itinerante
Os atendimentos tiveram início na última segunda-feira (17 /07 ) e seguem até sexta-feira (21 /07 ), entre 8h e 18h, na Escola Estadual de Ensino Médio Carmina Gomes.
Ao todo, 31 órgãos públicos estão envolvidos nos atendimentos, de modo que a população também pode obter documentações pessoais como certidões de registro civil, carteira de identidade e CPF, além de regularizar situação junto à Justiça Eleitoral e receber atendimento médico. As ações estão voltadas à população de São Félix do Xingu, a os assentamentos rurais e à s comunidades indígenas nas imediações.
A iniciativa é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pel o Conselho da Justiça Federal (CJF), pel o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pel o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Por: Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte