Agricultura

Embrapa integra missão oficial do Mapa que passa por quatro países da Ásia

O objetivo é abrir mercados para os produtos agropecuários brasileiros e promover a imagem do Brasil no exterior

26/07/2023 00:00
Embrapa integra missão oficial do Mapa que passa por quatro países da Ásia

 

Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos: esse é o roteiro da missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que está percorrendo parte do continente asiático nesta semana. A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, integra a comitiva, que tem como objetivo abrir mercados para os produtos agropecuários brasileiros e promover a imagem do Brasil no exterior.

Na Coreia e no Japão, pretende-se buscar avanços em negociações sanitárias, principalmente para acesso à proteína brasileira. “Aproveitaremos a oportunidade para tratar também de ampliar parcerias e novos acordos de cooperação técnica e científica”, explicou Massruhá.

Um dos pontos tratados no primeiro dia da comitiva (24) durante o encontro com o ministro da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais da Coreia do Sul, Jeong Hwang-geun, foi o estreitamento da cooperação técnica entre os dois países na área de fazendas inteligentes por meio de tecnologias avançadas de agricultura de precisão. Outro assunto defendido pelo ministro Carlos Fávaro foi a adoção do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta para recuperação de 40 milhões de hectares pastagens degradadas no Brasil. A tecnologia é uma das principais iniciativas do país para a intensificação da produção de alimentos livre de desmatamento.

A missão passou também pelo Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos da Coréia, onde o vice-ministro, Osang Kwon, lembrou da capacidade do Brasil de manter a exportação de produtos agropecuários mesmo durante a pandemia da Covid-19. Já na reunião no Banco de Exportação e Importação da Coreia do Sul, o Korea Eximbank, ocorrida no dia 25, Fávaro voltou a apresentar o projeto do Mapa para recuperação e conversão de áreas de pastagens que permitem dobrar a área de produção de alimentos do Brasil sem necessidade de desmatamento.

O projeto prevê investimentos de aproximadamente U$ 120 bilhões em 10 anos e investidores internacionais poderão aderir ao programa financiando a recuperação das áreas que servirão para a produção de alimentos de qualidade para os mercados interno e externo. O Eximbank manifestou interesse na iniciativa e na participação em operações de crédito junto ao Banco do Brasil para projetos de agricultura sustentável e infraestrutura.

Com os Emirados e a Arábia Saudita, o foco dos encontros será a também atração de investimentos, em especial para o projeto de recuperação de pastagens degradadas.

 

Por: Assessoria de comunicação da Embrapa

Link: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/82202379/embrapa-integra-missao-oficial-do-mapa-que-passa-por-quatro-paises-da-asia?p_auth=IOUl9T0d
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte