Embrapa realiza curso sobre produção de microalgas
A Embrapa Tabuleiros Costeiros realizou curso de capacitação interna de pesquisadores, técnicos e analistas na área de produção de microalgas em sistema contínuo em laboratório, ministrado pela professora Simone Sühnel, graduada em Agronomia pela UFSC, que cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado na mesma universidade.
O desenvolvimento de processos em laboratório para produção de microalgas servirá para a manutenção de reprodutores e o cultivo de larvas e sementes de moluscos e de outras espécies que utilizem microalgas em alguma etapa de seu cultivo.
O realizador do evento, pesquisador Jefferson Legat, especialista em ostras na Embrapa Tabuleiros Costeiros, disse que “o desenvolvimento de pesquisas com microalgas pode ser utilizado como nutracêuticos (alimentos benéficos à saúde) e alimentos de zooplâncton que servirá de base para a alimentação de peixes marinhos”.
Da mesma forma que peixes e camarões criados em cativeiro, necessitam de ração, os moluscos (maçunim ou berbigão, ostra, lambreta e outros) produzidos em laboratório precisam ser alimentados. “Nesse caso, ,diz o pesquisador, o alimento são as microalgas que esses animais filtram. A produção de sementes (termo usado tanto na agricultura como na produção de moluscos em laboratório) traz vantagens para o produtor e para o meio ambiente
“A produção em laboratório permite a manutenção dos estoques naturais de onde geralmente os produtores extraem os organismos para cultivo”, complementa o pesquisador.
Por: Embrapa
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte