Fundacentro busca fortalecer atividades em escritórios avançados
Presidência da instituição realizou visita em unidade do Pará nos dias 5 e 6 de julho
A gestão da Fundacentro pretende fortalecer suas unidades regionais e incentivar as ações locais. Neste mês, o assessor da Presidência Rafael Monico visitou o Escritório Avançado do Pará para se reunir com os servidores Doracy de Souza, Laura Nogueira e Tiago Amaral. Eles também organizaram um encontro com especialistas e autoridades da região.
O encontro, com 34 profissionais, reuniu representantes de sindicatos, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Universidade Federal do Pará (Pró-Reitoria de Extensão, Pós-Graduação em Psicologia e Pós-Graduação em Serviço Social), Conselho Regional de Psicologia, Setor de Saúde do Trabalhador da Santa Casa, Centros de Referência Municipal e Estadual em Saúde do Trabalhador e Fórum Municipal de Educação de Belém, além de técnicos da área de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) em 5 de julho.
“Conversamos sobre as necessidades existentes no Pará. É um momento de retomada, entendendo que a Fundacentro é fundamental para as questões de SST no estado”, afirma Rafael Monico. “Todos estão dispostos a fazer parte dessa reestruturação e fortalecimento para os próximos anos”, completa.
“Nós conseguimos juntar concretamente um pouco do público da Fundacentro, palestrantes, pesquisadores e pessoas estratégicas da universidade. Quem mais executa a política de saúde do trabalhador em nível municipal e estadual. Também visitamos terreno de propriedade da Fundacentro em Belém no dia 6”, relata a tecnologista Doracy de Souza
Até em 2018, a Fundacentro Pará capacitava em média mil pessoas por ano entre eventos e cursos, com temas variados. “Realizávamos constantemente atividades educativas. Havia um fluxo, tanto que a Fundacentro se tornou uma referência em ações educativas de SST em Belém. Profissionais do Cerest, de SST e sindicatos participavam, pessoas da universidade vinham compor mesa em seminários”, recorda.
Doracy tem atuado nos projetos “Caminhos para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos professores na perspectiva das políticas públicas” (2020-2022) e “Prevenção na Pequena Empresa” (2020-2023) e espera retomar as atividades educacionais e outros projetos, como a atuação da Fundacentro na Comissão de Prevenção de Acidentes com Escalpelamento.
Já a tecnologista Laura Nogueira participa dos projetos “Saúde e segurança de jovens trabalhadores do setor informal: estudo de caso com entregadores ciclistas” (2020-2023) e “Fatores para uso de mochilas ou baús na entrega de alimentos por motociclistas” (2022-2023). Em sua atuação na instituição, desenvolveu projetos voltados para trabalhadores das atividades de pesca artesanal do Pará e da cadeia produtiva do alumínio, além de projeto voltado para saúde mental e trabalho. Essas atividades resultaram em artigos, livros, cursos e eventos.
O assistente em ciência e tecnologia Tiago Amaral, por sua vez, é o responsável pelas atividades administrativas e chefia o Escritório Avançado da Fundacentro no Pará.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte