Povos indígenas

Governo Federal realiza balanço da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Alto Rio Guamá

Experiência deve pautar novas ações de desintrusão em terras indígenas

28/07/2023 17:08

 

O Governo Federal realizou, nesta quinta-feira (27/07) o balanço final da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG). A reunião foi presidida pela secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência, Maria Fernanda Coelho, e realizada no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

Nilton Tubino, assessor da Secretaria-Geral e coordenador da operação, apresentou as ações realizadas, os resultados e as principais demandas pós-desmobilização. A operação foi planejada para ser executada em noventa dias, terminando no dia 31 de julho. “Agora o que vai ter continuidade na região, principalmente da parte da Funai, e a permanência da Força Nacional de Segurança Pública, é consolidar o processo para não haver a reinvasão do território indígena”, afirmou Tubino.

Ao fazer um resumo do trabalho realizado na TIARG, Tubino destacou que foram realizados 774 cadastros pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), promovidas 729 abordagens policiais e aplicadas mais de R$34 mil em multas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Participaram também da reunião, representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), do Incra, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (EMCFA/MD), da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

 

Por: Ministério dos Povos Indígenas

Link: https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/noticias/2023/07/governo-federal-realiza-balanco-da-operacao-de-desintrusao-da-terra-indigena-alto-rio-guama
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte