Educação

Instituída comissão para tratar de cursos novos dos ProEB

Equipe fará documento orientador para apresentação de propostas de mestrados e doutorados para formação de professores

21/07/2023 17:42
Instituída comissão para tratar de cursos novos dos ProEB

 

A CAPES instituiu nesta sexta-feira, 21 de julho, a comissão responsável por elaborar o documento orientador para apresentação de propostas de cursos novos (APCN) dos Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (PROF/ ProEB ), sejam eles de mestrado ou de doutorado. A criação do grupo foi formalizada pela Portaria nº 138/2023 , publicada no Diário Oficial da União e no site da Fundação.

O grupo deverá oferecer formas de  orientação à comunidade acadêmica no momento em que for propor os cursos novos seguindo as especificidades do ProEB. Isso inclui estabelecer critérios de avaliação das propostas que atendam  à qualidade esperada para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Os trabalhos da comissão durarão até dez dias úteis, sob supervisão da Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV). A equipe deverá apresentar uma minuta de documento orientador da APCN à DAV, que por sua vez a repassará ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior ( CTC-ES ), colegiado da Fundação que trata de temas relacionados à avaliação de programas de pós-graduação.

Formam a comissão Alan Alves Brito, Antônia Pereira Bezerra, Denise Maria Trombert de Oliveira e Luís Reznik,  das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG), e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), respectivamente. A equipe é coordenada por Miriam Hisae Yaegashi Zappone, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Sobre os ProEB
O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu aos professores em exercício na rede pública de educação básica. O Programa, que tem aulas semipresenciais, apoia as instituições associadas responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica, em todo território.

 

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