Tecnologia e telecomunicação

MCTI discute implementação do CITInova em Belém

Secretária Márcia Barbosa recebeu, nesta quinta (20), o prefeito de Belém, Edimilson Rodrigues, para debater o tema.

21/07/2023 12:03
MCTI discute implementação do CITInova em Belém

 

As primeiras negociações para o lançamento do programa de cooperação internacional CITInova em Belém, no Pará, foram o principal tema da reunião entre a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, Márcia Barbosa, e o prefeito da capital paraense, Edimilson Rodrigues, nesta quinta-feira (20). A iniciativa busca promover a sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado.

O prefeito Rodrigues adiantou que promoverá um seminário com cientistas e comunidade para debater a implementação do projeto em Combu, uma das 39 ilhas da região. “A iniciativa depende muito da participação do cidadão. Queremos ouvir a comunidade e suas reais necessidades”, afirmou.

Ao longo da reunião, a secretária Márcia Barbosa lembrou que Belém se prepara para sediar a COP 30 e avaliou a possibilidade de unir o CITInova com o programa de cadeias produtivas da bioeconomia da secretaria do MCTI, que poderia contribuir com o potencial da comunidade, que já tem, por exemplo, tradição agrícola e extrativista de frutos da Amazônia, como o açaí e o cacau.

“Vejo uma combinação interessante entre o CITInova, que é uma ferramenta que, ao mesmo tempo que tem um Estado engajado, vai até a comunidade para identificar suas necessidades e promove transformações sustentáveis, e o programa de cadeias produtivas, que apoia produção do bem (local) com qualificação e expansão”, comentou a secretária.

Sobre o Projeto CITinova - Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis

O CITinova é um projeto multilateral, financiado e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com execução prevista até 2023. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) é responsável por sua execução, em parceria com: a Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal (SEMA/GDF) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília; a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Núcleo de Gestão Porto Digital (NGPD), no Recife; o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Programa Cidades Sustentáveis (PCS) para as plataformas nacionais do conhecimento. O projeto mobilizou o valor global de cerca de R$ 113 milhões (U$$ 22,6 milhões) dos fundos do GEF para as iniciativas em Recife e Brasília, e o desenvolvimento de plataformas nacionais.

Visite o site do projeto: https://citinova.mcti.gov.br/

Link: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/07/mcti-discute-implementacao-do-citinova-em-belem
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte