Educação

MEC apresenta ações de equidade para comunidade quilombola

Evento da Comunidade de Conceição das Crioulas debateu a respeito do tema: “Educação, Artes, e Democracia para o Combate ao Racismo". Ministério da Educação foi representado pela Secadi

17/07/2023 11:53
MEC apresenta ações de equidade para comunidade quilombola

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), participou do terceiro Encontro com as Artes , as Lutas, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas , em Salgueiro (PE). O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de julho, e debateu acerca do tema "Educação, Artes, e Democracia para o Combate ao Racismo".

O objetivo do encontro foi compartilhar pesquisas e saberes, bem como dar visibilidade às lutas quilombolas pelo direito à educação, ao território, à comunicação entre outras iniciativas. Também teve a finalidade de criar e fortalecer redes de apoio; buscar parcerias que se somem no processo de combate a todo e quaisquer tipos de opressão e racismo.

Participação – no primeiro dia do encontro, 13 de julho, o coordenador - geral de Educação Étnico-Racial e Educação Quilombola da Secadi , Eduardo Araújo , apresentou a estrutura e composição da Secretaria, bem como a importância da retomada da Secadi e a criação da Diretoria de Políticas de Educação Étnico-racial Educação Escolar Quilombola .

Além disso, também foram apresentadas as primeiras ações do MEC voltadas para educação escolar quilombola previstas para o ano de 2023 , a legislação vigente de combate ao racismo e da educação a partir da perspectiva de equidade e participação social .

Eduardo Araújo também destacou os compromissos do atual governo com a pauta antirracista e as ações em curso no MEC , efetivadas pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana , e pela secretária da Secadi, Zara Figueiredo, por exemplo, o relançamento do Programa Abdias Nascimento.

Ao final da exposição , foi aberto um debate em que , entre as várias questões sinalizadas nas falas, foram apontadas p elos quilombolas professoras e especialistas que participaram do encontro as dificuldades das escolas quilombolas em acessar programas e projetos específicos de educação, o processo de elaboração do plano nacional de educação e a questão orçamentária para o próximo ano.

Participantes – também participaram do encontro lideranças e professoras quilombolas de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco e dos Institutos Federais da região . Ao todo, o evento contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre professoras, gestoras e estudantes das escolas estaduais e municipais, além de representantes do Ministério da Igualdade Racial e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária.

Comunidade – o quilombo de Conceição das Crioulas está localizado no município de Salgueiro, no sertão central de Pernambuco, a 550 km de Recife. Possui aproximadamente 850 famílias e tem como atividades econômicas principais a agricultura familiar, a pecuária e uma produção artesanal em fibras naturais, palha e barro.

Atualmente , no âmbito da educação , a Comunidade Conceição das Crioulas possui 4 escolas – do ensino infantil ao ensino médio – com mais de 60 professoras , todas quilombolas . As escolas atendem uma média de 550 estudantes do quilombo e têm a Dra. Givânia Maria da Silva como uma das referências nacionais no campo da educação escolar quilombola . A Comunidade também conta com várias professoras mestras, mestrandas e 99% de professores quilombolas especialistas.

Histórico – em 2017, no primeiro Encontro com as Artes, as Lutas, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas , encontraram-se no Território Quilombola de Conceição das Crioulas, cerca de duas centenas de participantes oriundos da Universidade do Porto (Portugal), do Instituto Universitário de Artes e Tecnologia (Cabo Verde), de Universidades do Brasil (UEC, UFPE, FACHUSC, IF, Urca , Unilab , UFPB, UnB, UFRB), além de Comunidades Quilombolas vizinhas.

A experiência foi exitosa e animou a comunidade para a realização do segundo Encontro, em 2019, que teve como objetivo expressar as vozes da comunidade a partir de pesquisas e histórias de vida. Interrompido pela pandemia da Covid -19, em 2023, o terceiro Encontro com as Artes, as Lutas, os Saberes e Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas chega como expressão de renovação da esperança na vida em sociedade, além da alegria de retomar projetos, sonhos interrompidos e fortalecer as redes e parcerias da Comunidade . Neste ano, o Encontro foi organizado com o envolvimento de toda a comunidade, com atividades em todas as escolas, formação com as professoras e programação aberta a todas as participantes.

 

Por: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/mec-apresenta-acoes-de-equidade-para-comunidade-quilombola
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte