MEsp, Conmebol e CBF unem esforços em Sydney, na Austrália, pela candidatura do Brasil para sede da Copa do Mundo em 2027
As três instituições concordam que a primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino na América do Sul servirá para popularizar e desenvolver o esporte em todo o continente.
A ministra do Esporte, Ana Moser, participou da cerimônia oficial de inauguração da Casa Conmebol, nesta terça-feira (25), em Sydney, na Austrália, em que foi ratificado o amplo apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol à candidatura do Brasil para a Copa do Mundo de futebol Feminino de 2027. O espaço “Footsteps Of Passion – Passos da Paixão” apresenta ao público da Copa que passa pela cidade paixão sul-americana pelo futebol feminino.
''O motivo da abertura deste espaço é aproximar o futebol do nosso continente a todos. Exibir a história tão rica do nosso futebol feminino e também mostrar que queremos trazer a Copa do Mundo de 2027 ao Brasil. Queremos que o mundo veja a magia do futebol na América do Sul", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. “Queremos que o mundo conheça os rostos das nossas protagonistas”, concluiu.
Principal porta de entrada da Austrália e com dois estádios recebendo 11 jogos do torneio, sendo seis na fase de grupos, dois jogos de oitavas de final, um de quartas de final, uma das semifinais e a grande final, a cidade-sede de Sydney terá ao fim do evento o maior público circulante da Copa.
Ana Moser lembrou a capacidade de infraestrutura que o Brasil já demonstrou ao sediar duas Copas do Mundo de Futebol Masculino, em 1950 e 2014, e destacou o papel do esporte mais popular no Brasil e no mundo na construção da igualdade de gênero e no combate às diversas formas de discriminação.
"O governo brasileiro está muito feliz em participar da inauguração da Casa Conmebol em Sydney e dos eventos relacionados à Copa do Mundo de Futebol Feminino na Nova Zelândia e Austrália. O Brasil tem uma história incrível no futebol masculino, com diversos títulos importantes na área. Neste momento, estamos completamente focados na política que estrutura o futebol feminino no país, e a parceria da Conmebol e CBF nos deixa tranquilos com os investimentos necessários para a construção de oportunidades para meninas e mulheres do Brasil. Fortalecer a Seleção Brasileira de futebol é fortalecer o esporte para as mulheres e também fortalecer a existência e resistência das mulheres em todas as áreas. Esta competição representará um forte impulso para a promoção do esporte na América do Sul. Nós, do Ministério do Esporte, estamos muito felizes por selar o apoio tanto da Conmebol, quanto da Confederação Brasileira de Futebol", declarou a ministra.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou do orgulho de estar no espaço que homenageia o futebol feminino sul-americano. “É uma satisfação estar na casa que representa toda a força e a paixão do futebol vencedor do nosso continente. Fiz questão de prestigiar o evento e volto agora para acompanhar a preparação da Seleção Brasileira feminina", afirmou.
O evento contou também com a presença do presidente da Federação Colombiana de Futebol, Ramon Jesurún, e do presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
Pelo MEsp, acompanharam a ministra o secretário nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, José Luís Ferrarezi, e o assessor internacional, Ezequiel Petersen.
A Casa Conmebol
O Footsteps Of Passion possui atividades interativas no tema do futebol feminino sul-americano enfatizando a emoção, o ritmo, a fluidez e estilo presentes no continente. Tem como peça central uma escultura que celebra o retorno do futebol em sua forma mais natural: o pé descalço e a bola. O horário local de visitação ao Footsteps Of Passion é das 11h00 às 19h00, com entrada gratuita até 3 de agosto.
Por: Assessoria de Comunicação Social - MEsp
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte