Ministérios do Esporte e da Educação se reúnem para tratar de inclusão efetiva das pessoas com deficiência
Secretarias de Paradesporto (MEsp) e de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (MEC) creem que a inclusão no esporte educacional é caminho para a transformação da escola e da sociedade
Trabalhar uma política de inclusão efetiva para pessoas com deficiência no esporte educacional das escolas foi o tema da reunião realizada, na manhã desta segunda-feira (31.07), entre representantes do Ministério do Esporte (MEsp) e do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
De acordo com o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, a união das políticas paradesportivas com a educação continuada, numa abordagem inclusiva que considera a diversidade da forma mais ampla possível, é fundamental para efetivar o espaço das pessoas com deficiência no contexto da formação esportiva do ambiente escolar.
“O processo de colaboração que iniciamos com essa conversa pretende desenvolver ações conjuntas para garantir o acesso igualitário ao esporte educacional, para que o olhar de integração se espalhe com os alunos e da experiência das escolas para toda a sociedade”, afirmou o secretário.
O diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do MEC, Décio Nascimento Guimarães, relacionou aspectos que podem ser explorados no campo interdisciplinar. “Precisamos assegurar a participação destes sujeitos nas aulas de educação física que historicamente estiveram às margens ou sob uma cultura de não-participação. A participação da pessoa com deficiência não é necessariamente apenas com o paradesporto, na escola deve ter todos participando, juntos”, explicou o diretor.
Iniciativas apoiadas em tecnologias assistiva e digital com recursos de acessibilidade, além de soluções simples ou planejadas em design universal, foram possibilidades tratadas para a transformação da escola e da educação física.
“Essa parceria do MEC com o MEsp traz a consolidação de um projeto maior, que é transformar a escola e a sociedade para que todas, todos e todes possam participar com plenitude”, avaliou o diretor.
Também participou da reunião, pelo MEC, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão Substituto, Cleber Santos Vieira. Pelo MEsp, participaram o coordenador-geral de Articulação e Acompanhamento de Parcerias da SNPAR/MEsp, Rodrigo Abreu, e a assessora técnica Vânia Tie.
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte