Esporte

Ministra Ana Moser realiza reuniões com organizadores da Copa do Mundo de Futebol Feminino na Nova Zelândia e Austrália

A pedido do presidente Lula, uma comitiva do Ministério do Esporte está na Oceania para acompanhar a estreia da seleção brasileira e reafirmar a disposição do governo brasileiro em disputar, junto à CBF, a candidatura do Mundial em 2027

21/07/2023 13:03
Ministra Ana Moser realiza reuniões com organizadores da Copa do Mundo de Futebol Feminino na Nova Zelândia e Austrália

 

A ministra do Esporte, Ana Moser, esteve na Nova Zelândia para acompanhar a abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na quarta-feira (20.07), e reafirmar a candidatura do Brasil como sede da competição em 2027. Neste ano, a Nova Zelândia divide a sede do Mundial com a Austrália.

Para ela, depois de realizar os Jogos Pan-Americanos (2007) e os Jogos Olímpicos (2016) no Rio de Janeiro, além da Copa do Mundo de futebol masculino em 2014, a cordialidade dos brasileiros com turistas e o atrativo do Brasil enquanto destino viraram trunfos secundários, mas igualmente poderosos às questões técnicas da candidatura.

“O Brasil reúne muita experiência na organização bem-sucedida de grandes eventos. O futebol já possui toda a infraestrutura, desde aeroportos, rede hoteleira e uma quantidade muito maior de estádios do que é exigido para o Mundial, tudo fruto do legado da Copa do Mundo de 2014”, avaliou a ministra, que cumpriu uma agenda intensa de troca de experiências e articulações durante sua passagem pela Nova Zelândia, nesta quarta e quinta-feira (19 e 20.07).

Entre autoridades e dirigentes do país-sede, a comitiva do MEsp realizou reuniões com o ministro da Economia e Esportes, Grand Robertson, a ministra da Educação e das Mulheres, Jan Tinetti, e com a diretora executiva do grupo Sports New Zealand, Raelene Castle, organização que promove o esporte em todas as dimensões para neozelandeses, além da presidenta da Confederação Neozelandeza de Futebol, Johanna Wood.

Com as autoridades governamentais da Nova Zelândia, Ana Moser dialogou sobre a experiência que vem sendo acumulada e os desafios enfrentados nos dois países para levar o esporte e a prática esportiva para todos, e, no contexto da Copa do Mundo de Futebol Feminino, mulheres e meninas.

Em reunião com o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, a ministra afirmou que o governo brasileiro tem trabalhado para desenvolver o futebol feminino e que o Brasil já tem infraestrutura de estádios, hotéis e turismo para receber o Mundial. “Faremos todas as conversas necessárias para reafirmar a candidatura do Brasil como país-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027. Estamos confiantes, porque nosso maior legado é justamente o futebol que apresentamos ao mundo”, disse.


Prática e conhecimento

Alejandro falou para a comitiva do Ministério do Esporte que o Brasil tem totais condições de ganhar a disputa para sediar os jogos femininos, uma vez que nenhum país da América do Sul recebeu a Copa até o momento. “Esse é um título que o Brasil ainda não tem. Portanto, vamos fazer um investimento forte para convencer os conselheiros da FIFA de que estamos todos alinhados para receber o mundo em 2027.”

“A realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil será estratégica para o impulso da modalidade no país e para o cumprimento da missão dada pelo presidente Lula ao Ministério do Esporte: de que mais meninas e mulheres estejam jogando, arbitrando e administrando o futebol. Estamos aqui conhecendo práticas, para fazer com que o futebol feminino seja expandido entre todas as camadas sociais”, apontou Ana Moser.

Antes da cerimônia de abertura no estádio Eden Park, a ministra Ana Moser encontrou-se com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, a secretária-geral da entidade, Fatma Samoura, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Ela falou sobre as iniciativas do governo brasileiro para a promoção do futebol feminino e, nesse contexto, reafirmou a disposição do país para sediar o Mundial como elemento catalisador e de coroação das políticas públicas que já vem sendo implantadas nessa área, e que serão aprofundadas nos próximos meses e anos.

A ministra já está em Sydney, na Austrália, para o cumprimento de agendas no também país-sede, e para acompanhar a estreia da seleção brasileira em Adelaide, na segunda-feira (24), às 8h da manhã (horário de Brasília). Em todas as reuniões, a comitiva do MEsp contou com o acompanhamento do embaixador do Brasil em Wellington, Marcos Arbizu de Souza Campos, e sua assessoria.

Compõem a comitiva do ministério o secretário nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi; a diretora de Políticas de Futebol e Promoção do Futebol Feminino, Sandra Santos; o assessor internacional, Ezequiel Petersen; a assessora de Comunicação, Débora Cruz; e a assessora Priscila Rosa.

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/ministra-ana-moser-realiza-reunioes-com-organizadores-da-copa-do-mundo-de-futebol-feminino-na-nova-zelandia-e-australia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte