Ministra Ana Moser tem agendas na Austrália para promoção do esporte feminino
Representantes do legado australiano da Copa do Mundo Feminina de Futebol se reuniram com comitiva do Ministério do Esporte
Na sexta-feira, (21/07), a ministra do Esporte, Ana Moser, se encontrou com Helena Dorczak, gerente de Plano do Legado do Futebol, da federação futebol pelo estado de Sydney na associação australiana de apoio à causa das mulheres no esporte, que atua para exercer influência na formulação de políticas públicas voltadas para viabilizar a inclusão de mulheres jovens e adultas em várias modalidades esportivas. A reunião foi na sede do Consulado do Brasil na Austrália. Participaram da reunião Davidson Bond, da Women Sport Australia Inc. - WSA, e Helen Armson, Legacy Plan Manager, da Football New South Wales.
"Entender como os países-sede que estão realizando a Copa do Mundo de 2023 trabalham com a questão do desenvolvimento do esporte e do futebol é essencial para melhorarmos nosso trabalho de inclusão e execução de novas políticas públicas para o esporte no governo brasileiro. A Austrália tem muito interesse em apoiar a construção da nossa gestão frente ao Ministério do Esporte e estamos em tratativas para ampliar essa relação, que está sendo construída a partir de diversas agendas", disse Ana Moser.
Neste domingo (23), a ministra participou de reunião com a CEO do Escritório para Esporte de New South Wales, Karen Jones. No encontro, foram intercambiadas informações sobre a organização dos sistemas de esporte no Brasil e no estado de New South Wales, em especial nos níveis comunitário e de esporte de base.
Karen Jones falou sobre programas implementados por seu escritório, como o “Active Kids”, que busca aumentar a participação de crianças em atividades físicas, e que tem obtido resultados expressivos, sobretudo no que diz respeito às meninas, o “Her Sport, Her Way”, uma estratégia focada em mulheres, e o “Unlocking the School Gates”, em parceria com o Departamento de Educação de New South Wales, que visa disponibilizar as instalações esportivas de escolas para a comunidade no período em que não há aulas e nos fins de semana.
A ministra e Karen conversaram também sobre a estratégia de New South Wales de sediar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, como forma de aumentar a visibilidade das modalidades esportivas objetos desses eventos e assim ampliar a participação da população em geral na prática desses esportes.
Ainda na companhia da CEO, Ana Moser e a comitiva do Ministério do Esporte foram até o Parque Aquático de Sydney, para conhecer a estrutura e o formato de trabalho desenvolvido para manter o espaço funcionando como legado para o povo.
Por: Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte