Portos Gaúchos têm operações paralisadas devido ao ciclone extratropical
Porto do Rio Grande é o mais afetado tendo suas vias de acesso à instalação parcialmente paralisadas
O ciclone extratropical intenso e próximo a costa sul do Brasil afetou a atividade portuária dos portos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É o que mostra o Painel Situação dos Portos em Tempo Real da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
De acordo com os dados, as paralisações aconteceram às 19h da última quarta-feira (12). O painel ainda mostra que a situação mais crítica está no Porto do Rio Grande (RS) que está com a sua operação paralisada e vias de acesso parcialmente bloqueadas.
Também no Rio Grande do Sul, os portos de Pelotas e de Porto Alegre apresentam sua operação paralisada, mas as suas vias de acesso aos portos seguem liberadas. Já no estado de Santa Catarina, os portos que apresentam operações paralisadas são o de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul.
Não há intercorrência de paralisação ou bloqueio de vias no Porto de Santos. Contudo, devido a rajadas de vento mais intensas, algumas operações específicas, como a travessia de passageiros e balsas, foram afetadas, mas a tendência é que os serviços se normalizem até o fim de semana.
Sobre o painel
O Painel Situação dos Portos em Tempo Real é uma ferramenta que apresenta o status de operação portuária, o nível de criticidade e as vias de acesso às instalações. Pelo sistema é possível verificar informações de 34 portos públicos e de 7 terminais privados.
O painel da ANTAQ é alimentado pelas suas gerências e unidades regionais, quase que instantaneamente, com as informações corretas, relevantes e atualizadas acerca da situação dos portos brasileiros.
Assessoria de Comunicação Social
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte