Planalto

Presidente Lula e primeiro-ministro sueco conversam sobre parceria entre Embraer e SAAB

Ulf Kristersson convidou o presidente brasileiro a visitar a Suécia. Lula também convidou o primeiro-ministro sueco a visitar o Brasil, acompanhado de uma missão comercial, no ano que vem

18/07/2023 10:06
Presidente Lula e primeiro-ministro sueco conversam sobre parceria entre Embraer e SAAB


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se hoje com o Primeiro-Ministro do Reino da Suécia, Ulf Kristersson, à margem da sessão plenária da Cúpula CELAC-União Europeia. Além das relações bilaterais, os dois líderes conversaram sobre os caças Gripen, utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Brasil e Suécia possuem um contrato de produção das aeronaves envolvendo a Embraer e a SAAB. O primeiro-ministro sueco convidou o presidente brasileiro a visitar a Suécia. Lula também convidou Kristersson a visitar o Brasil, acompanhado de uma missão comercial no ano que vem.

Em maio, Lula inaugurou uma linha de produção do Gripen numa fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) . O Programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a Saab venceu a concorrência do Programa F-X2, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves foi firmado em outubro de 2014.

A produção também impacta a indústria de defesa nacional, envolvida no processo de desenvolvimento de estruturas, sistemas aviônicos, produção, ensaios em voo e capacitação para apoiar, manter e modernizar essa frota pelas próximas décadas.

A previsão é de que em 2027 o último caça seja entregue. O Programa integra as ações voltadas para a renovação da infraestrutura das Forças Armadas do Brasil, processo que também conta com o projeto do submarino nuclear brasileiro, no Rio de Janeiro, e com o projeto do blindado Guarani.


Por: Planalto

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/07/presidente-lula-e-primeiro-ministro-sueco-conversam-sobre-parceria-entre-embraer-e-saab
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte