Programa Futuras Cientistas anuncia 470 vagas para alunas e professoras do ensino médio
Edital foi lançado durante a 75ª Reunião Anual da SBPC. Bolsas são destinadas a todo o Brasil, e as inscrições vão até 4 de setembro
Com presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) lançou nesta quarta-feira (25), na 75ª Reunião Anual da SBPC, em Curitiba (PR), o novo edital do programa Futuras Cientistas. A iniciativa de imersão científica estimula a participação de professoras e alunas do ensino médio nas carreiras científicas e tecnológicas por meio da aproximação a instituições de ensino e pesquisa.
Nesta edição, o programa tem abrangência nacional. São 470 bolsas disponíveis para todo o país. Podem participar alunas a partir do 2º ano do ensino médio e professoras do ensino médio, ambas de escolas públicas. O prazo de inscrição vai até 4 de setembro.
O edital, formulário de inscrição e todas as informações estão disponíveis no link https://linktr.ee/futurascientistas .
O anúncio foi feito no estande do Cetene na ExpoT&C. A ministra Luciana Santos afirmou que acompanha o programa desde quando era deputada federal e destinou emendas à iniciativa. Ela defendeu ações de governo para combater a desigualdade de gênero.
“O programa, além de dar perspectiva a essa meninada, trazer conhecimento e uma profissão, tem também uma dimensão coletiva: aquilo que aquela estudante está aprendendo vai resolver problemas de várias pessoas que precisam das soluções que a ciência e tecnologia apresenta”, afirmou.
A diretora do Cetene, Giovanna Machado, lembrou a evolução do programa, que na primeira edição ofereceu 15 bolsas, e apontou resultados: 87% das meninas que passaram no programa escolheram áreas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
“Este momento é especial porque aqui nós podemos dizer que a ciência voltou e voltou na voz de uma mulher. Esse programa visa aproximar meninas e professoras das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para mostrar a todos que lugar de mulher é onde ela quiser”, comemorou.
Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte