Social e Políticas Públicas

Projeto Rondon capacita e leva conhecimento a comunidades de Mato Grosso do Sul

A iniciativa promove a integração entre universitários e comunidade por meio de palestras, oficinas e orientações em municípios distantes dos grandes centros urbanos

21/07/2023 17:27


Entre os dias 14 e 29 de julho, ocorre a Operação Guaicurus do Projeto Rondon, em Mato Grosso do Sul. A iniciativa promove a integração entre universitários e comunidade por meio de palestras, oficinas e orientações em municípios distantes dos grandes centros urbanos. Trata-se de uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com instituições de ensino superior.

São 252 rondonistas, entre professores e estudantes espalhados por 12 municípios: Água Clara, Bodoquena, Caarapó, Camapuã, Bonito, Figueirão, Inocência, Juti, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Taquarussu. Eles transmitem conhecimentos relacionados a área da saúde, educação, meio ambiente, cultura, direitos humanos e justiça, comunicação, trabalho, tecnologia e produção.

A professora Márcia Cristina Gonçalves Maciel coordena a equipe da Universidade de Brasília (UnB) no município de Água Clara, a 195 km da capital Campo Grande. Ela relata que a maioria dos beneficiados são agentes multiplicadores, ou seja, vão disseminar os ensinamentos em seu campo de atuação, como, por exemplo, agentes comunitários. “As pessoas vão poder melhorar as condições de sua região e os alunos vão levar a bagagem de ter atuado em prol do outro”, salientou.

Na quarta-feira (19) e na quinta-feira (20), o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD) do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, acompanhou as atividades nos municípios de Água Clara, Figueirão e Camapuã. Ele também reforçou como a iniciativa tem sido transformadora para os rondonistas que, a partir das vivências, conseguem propor melhorias para as comunidades atendidas. “O universitário, quando ele vai à uma região remota, ele conhece o seu país com maior intensidade, ele vive aquela realidade e passa a entender melhor o que as pessoas enfrentam“, disse ele.

Para o universitário Henrique Aureliano Santos Rosario, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus - BA, participar do projeto traz crescimento e mudança tanto para os moradores quanto para os alunos, “quando visitamos uma cidade contribuímos muito para o desenvolvimento local e das pessoas que nos procuram para participar das oficinas, nós sentimos quando estamos trocando, conversando com as pessoas a satisfação delas, percebemos que eles internalizam os conhecimentos e assim como a gente saem diferentes, melhores.”, ressalta.

Ações multiplicadoras - Nos últimos 18 anos, o Projeto Rondon realizou 89 Operações que levaram ações transformadoras a um total de 1.296 municípios, em quase todas as Unidades da Federação. Nesse período, a iniciativa já capacitou 24.628 Rondonistas e formou mais de 2 milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

A merendeira escolar, Lúcia Ribeiro, agora é uma multiplicadora, ela participou da oficina de alimentos e disse como esse conhecimento mudará sua rotina, “Aqui eu aprendi muito mais sobre alimentação, ler os rótulos dos alimentos por exemplo é algo que eu não sabia, achei importante e com certeza passarei a fazer isso no meu dia a dia. Tem muitas informações que a gente não conhece e o que eu puder passar para outras pessoas irei passar.”, afirmou.

Projeto Rondon - O projeto é uma ação interministerial, de cunho estratégico do Governo Federal e que conta com a coordenação do Ministério da Defesa. A iniciativa contribui com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.

O nome do Projeto homenageia o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar sertanista e engenheiro, reconhecido por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

 

Link: https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/projeto-rondon-capacita-e-leva-conhecimento-a-comunidades-de-mato-grosso-do-sul
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte