Receita Federal doa cabelo humano apreendido para a ONG Cabelegria
Mais de 200 pacientes em tratamento oncológico terão a chance de recuperar sua autoestima.
A Receita Federal realizou, no dia 25 de julho, uma doação de 65 kg de cabelo humano apreendido à ONG Cabelegria, instituição dedicada à confecção e distribuição gratuita de perucas para pacientes com câncer em vários estados do Brasil. Com essa contribuição, mais de 200 pacientes em tratamento oncológico terão a chance de recuperar sua autoestima.
Todo o material foi apreendido na Alfândega da Receita Federal do Porto de Itaguaí após ter sido abandonado em recinto alfandegado e está avaliado em mais de R$ 54 mil. Para o Delegado da Alfândega, auditor-fiscal Élcio Ferretto da Silva, a Receita Federal, ao doar cabelos apreendidos, dá esperança e dignidade para pacientes oncológicos.
"Com esta ação, a Receita Federal reforça seu compromisso social, transformando apreensões em atos de solidariedade. As perucas fabricadas pela Cabelegria não só melhoram a autoestima dos pacientes, como também simbolizam o amor e o apoio que eles recebem".
Para Mariana Robrahn, uma das fundadoras da Cabelegria, a doação possibilitará a fabricação de perucas com cabelos cumpridos, o que não é muito comum. Ela explicou que "como a ONG depende da doação de cabelo das pessoas, a porcentagem de doações maiores que 40 cm é muito baixa" e ressaltou que "oferecer tipos de perucas diferentes para os pacientes auxilia ainda mais no resgate da autoestima de crianças e mulheres atendidas".
A ONG Cabelegria, fundada em 2013 por Mariana Robrahn e Mylene Duarte, tem como missão incentivar a doação de cabelos para a confecção de perucas de qualidade destinadas a pacientes com câncer. Com essa iniciativa, a organização busca elevar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes em tratamento, distribuindo gratuitamente as perucas em diversos hospitais e instituições parceiras. Sua nobre missão e impacto positivo na vida das pessoas afetadas pela doença têm conquistado reconhecimento nacional. No entanto, é recomendável verificar informações atualizadas sobre a organização.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa Receita Cidadã.
Por: Receita Federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte