Reunião dos conselheiros de segurança do BRICS na África do Sul busca cooperação em segurança
O objetivo do encontro é aprofundar a cooperação entre os países buscando soluções conjuntas para desafios de segurança regionais e globais
Os Conselheiros de Segurança Nacional dos países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão se reunindo nesta semana para discutir uma maior cooperação em segurança. O encontro acontece de 24 a 26 de julho na África do Sul e é presidido por Sydney Mufamadi, conselheiro de segurança nacional do Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa. O secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Brasil, General Corrêa Filho, representa o órgão.
O objetivo da reunião é aprofundar a cooperação em segurança entre os países do BRICS, buscando soluções conjuntas para desafios de segurança regionais e globais. A busca por uma maior cooperação em áreas como segurança política, comunicações diplomáticas, cibersegurança, energia e biossegurança visa trazer benefícios fundamentais para os membros do BRICS e também impactar positivamente a comunidade internacional.
Outro ponto importante da reunião será como os países podem lidar de forma coordenada com desafios de segurança tradicionais e não tradicionais, como terrorismo e questões de segurança cibernética. Os conselheiros de segurança também buscarão abordar questões globais e reformas do sistema multilateral para enfrentar problemas globais com credibilidade, equidade e responsabilidade.
A reunião dos conselheiros de segurança do BRICS é uma plataforma significativa para o fortalecimento das relações e para a busca de soluções conjuntas diante de um cenário global complexo e em constante transformação.
Por: Assessoria de Comunicação do Gabinete de Segurança Institucional
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte