SENAPPEN promove 2º Curso de Atenção à População LGBTQIAPN + no estado de Pernambuco
Objetivo da ação é fortalecer os conhecimentos dos profissionais que atuam no sistema prisional do país sobre o público LBGTQIAPN+
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) promoveu, nessa quinta (06), o 2º Curso de Atenção à População LGBTQIAPN +. A capacitação foi ministrada pelos policiais penais federais Rafael Bonfim e Claudevan Costa e, durante o evento, cerca de 50 policiais penais mobilizados na Força-Tarefa de Cooperação Penitenciária (Focopen) compareceram ao auditório da Academia de Polícia Penal de Pernambuco.
Na ocasião, policiais penais de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Bahia, Paraná, Goiás, Pará, Piauí, Maranhão, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Minas Gerais e Brasília tiveram a oportunidade de entender sobre a “Atenção à população LBGTQIAPN+ Privada de Liberdade”. O curso teve carga horária de oito horas de duração.
A iniciativa foi promovida pela Coordenação da Focopen em Pernambuco em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco. Contou com a presença de representantes do Centro Estadual de Combate à Homofobia e representantes do Instituto Fênix, que trabalha com ressocialização prisional. O objetivo da ação é fortalecer os conhecimentos dos profissionais que atuam no sistema prisional do país sobre o público LBGTQIAPN+, além de apresentar as noções jurídicas que envolvem o público.
Para o coordenador, Claudevan Costa, é importante destacar que além garantir a qualidade do trabalho prestado pela força de cooperação ao garantir a dignidade aos custodiados, esses policiais penais dos diversos estados, após finalizar seu período na força, retornam para suas unidade de origem como multiplicadores desse conhecimentos e de boas práticas.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte