Tecnologia

Serpro integra modelo de linguagem GPT a sua plataforma de desenvolvimento de chatbots

Projetos que utilizam assistentes virtuais já podem adotar a tecnologia. Ambiente passa a aceitar e interpretar conteúdo de arquivos em PDF, TXT, DOCX e HTML

25/07/2023 17:03
Serpro integra modelo de linguagem GPT a sua plataforma de desenvolvimento de chatbots

 

A arquitetura GPT, utilizada para tarefas de processamento de linguagem natural e geração de texto, foi incorporada à plataforma de desenvolvimento dos assistentes virtuais do Serpro. Isso quer dizer que todas as soluções desenvolvidas pela empresa que contam com robôs de conversação passam a ter a possibilidade de utilizar a tecnologia. Outra novidade é que o ambiente passará a aceitar e interpretar conteúdo de arquivos em PDF, TXT, DOCX e HTML.

A tecnologia utilizada hoje pelo Serpro torna possível a criação de um bot com GPT sem a necessidade de nenhum desenvolvimento em código, uma solução inédita no mercado brasileiro. "O que o mercado vem fazendo é incorporar o GPT passo a passo, sob medida, a cada novo projeto. Já o Serpro consegui u integrar o modelo de linguagem à toda a plataforma de desenvolvimento de robôs. Assim, qualquer projeto, potencialmente, já pode utilizar a tecnologia. Isso traz um ganho de produtividade gigantesco e os clientes com os quais conversamos ficaram impressionados com o fato de já estarmos oferecendo um serviço com esse nível de amadurecimento", explica José Ronaldo Agra, gerente da Divisão de Soluções de Processamento de Linguagem Natural do Serpro.

Modelo próprio

" Esse lançamento atende a uma demanda crescente dos nossos clientes, que buscam ganhos de produtividade, economia e o aprimoramento dos serviços prestados à população. Os modelos LLM (Large Language Models) têm um grande potencial fazer frente a essas expectativas e, certamente, o assistente virtual do Serpro é a primeira de tantas outras aplicações que utilizarão essa tecnologia , explica o superintendente de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial do Serpro, Giordanni Paiva . A empresa já iniciou estudos e a expectativa é o lançamento de seu próprio modelo LLM.

Serprobots

Chamado de Serprobots , o assistente virtual desenvolvido pela empresa pública é responsável por robôs de atendimento de diversos órgãos públicos. Alguns exemplos são o Ivo, utiliza do pela Defensoria Pública da União; Vera, assistente virtual da Certificação Digital do Serpro ; o canal pelo WhatsApp do Incra , que esclarece dúvidas sobre certificado de cadastro de imóvel rural; e o de comércio exterior MaIA , disponível na página do sistema Integra Comex . Além desses, também foram lançados, em parceria com a Receita, chatbots para o eSocial, voltados a empregadores domésticos, e o aplicativo Meu Imposto de Renda .

Além do GPT, o Serprobots utiliza outros três motores de conversação que utilizam busca semântica , c ada um d eles com suas próprias características e funcionalidades específica s próprias . Baseado em regras pré-definidas escritas pelo desenvolvedor, o RiveScript é uma opção popular para criar chatbots simples e com comportamento previsível. O "Perguntas & Respostas" é projetado especificamente para responder a questões formuladas direta mente pelos usuários. Desenvolvido pela IBM, o Watson Assistant é um serviço de chatbot que já usa tecnologias de inteligência artificial, incluindo processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. Por fim, o GPT é conhecido por sua alta capacidade de gerar texto fluente e coerente, podendo ser usado numa ampla variedade de tarefas relacionadas à linguagem .

Link: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2023/serpro-gpt
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte