UPAs, policlínicas e Centros de Especialidades poderão usar nova versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão
Funcionalidade amplia uso do e-SUS APS para estabelecimentos especializados permitindo acompanhamento compartilhado do paciente junto à atenção primária
A versão 5.2 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) , software gratuito disponibilizado pelo Ministério da Saúde por meio da estratégia e-SUS Atenção Primária à Saúde, permite agora o uso do sistema em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Especialidades e Policlínicas. Isso possibilita que o cuidado do paciente seja compartilhado entre os profissionais dos diferentes âmbitos de atenção à saúde. Atualmente, 77% dos municípios usam o PEC, 19,2% utilizam sistemas próprios e 3,8% não usam prontuário eletrônico.
A novidade foi anunciada no XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO). “Estamos entregando um e-SUS ampliado que poderá ser usado na assistência especializada, nos centros de atenção psicossocial, em todo o serviço de saúde bucal do município, além de outras melhorias. Não haverá atenção primária ou serviços de saúde de alta performance sem incorporação tecnológica”, afirmou o secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes.
A atualização traz também a possibilidade de fazer teleatendimento de maneira segura diretamente no prontuário eletrônico, por meio do novo módulo de videochamadas. A melhoria torna o sistema um canal oficial de comunicação entre profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) e equipe multiprofissional (eMulti) ou especialistas, proporcionando cuidado compartilhado, seja entre profissionais da APS (médico de família e fisioterapeuta da eMulti) ou entre a APS e a Atenção Especializada. Também será possível fazer a consulta entre usuário e profissional de saúde.
Para dar início a uma nova chamada, é só acessar o módulo videochamadas e o sistema gera um link de acesso e envia para o outro participante, seja ele usuário do PEC ou não. A pessoa que recebe o link consegue então acessar a videochamada após preencher seus dados.
Outra melhoria é a prescrição digital de medicamentos. A receita é gerada dentro do sistema com assinatura eletrônica. O arquivo, gerado no formato PDF, é enviado ao cidadão por e-mail, que poderá utilizá-lo para retirar os medicamentos. Na farmácia, é possível registrar que os medicamentos da prescrição foram fornecidos. Contudo, para utilizar a funcionalidade é necessário ativar a integração com o servidor de prescrição digital.
Confira outras novidades da versão 5.2 do PEC:
- Gestão da garantia do acesso
Essa funcionalidade permite que os profissionais criem uma lista para gerir a demanda dos estabelecimentos de saúde da atenção primária, facilitando a triagem, identificando demandas reprimidas e oportunizando um diagnóstico da situação do território. Pelo sistema, o profissional de saúde consegue visualizar os contatos e os motivos pelos quais os cidadãos que buscaram atendimento e não conseguiram acesso ao serviço, assim podendo direcioná-los para um agendamento mais próximo possível.
- Facilidades no agendamento de consultas de pré-natal
Durante o atendimento à gestante, na conclusão do registro clínico do SOAP (Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano — é o método de registro das questões do cidadão) o sistema sugere as datas das próximas consultas conforme a idade gestacional e a última consulta realizada, respeitando os períodos estipulados na caderneta da gestante e alternando entre profissionais médico e enfermeiro. Para as consultas odontológicas, é sugerida uma consulta a cada trimestre da gestação.
- Busca ativa de vacinação
Estão disponíveis para consulta o grupo-alvo de gestantes para vacinas do calendário vacinal e Covid-19 e puérperas para vacinas Covid-19. O sistema exporta relatório com os nomes para que os profissionais de saúde façam a busca ativa das mulheres. É possível fazer download do arquivo em formato PDF e imprimir.
- Acompanhamento do Território
Visualização de cadastros sob responsabilidade da equipe de forma mais intuitiva, facilitando a gestão do território adscrito e a formação de núcleos familiares. É possível ver imóveis e seus moradores organizados por microáreas e logradouros, assim como os respectivos índices e filtros de cadastros completos e atualizados. Outras informações de apoio também estarão lá, como a data da última visita e possíveis inconsistências de cadastro. Além disso, é possível corrigir eventuais divergências de cadastro por meio da edição de logradouro, que cria automaticamente atualizações para os imóveis do paciente, possibilitando a higienização da base.
- Vínculo entre equipes do PEC
Melhoria importante na vinculação entre equipes da APS ampliando a integração de dados de cidadãos. A melhoria potencializa a interação dos dados produzidos por todas as equipes que atuam em conjunto na APS, como as equipes de saúde da família, equipes de atenção primária, equipes de saúde bucal e a nova eMulti. Será possível visualizar os vínculos entre elas na aba de equipes dentro do cadastro de unidades de saúde. Todos os relatórios que têm o cidadão como referência serão afetados positivamente resultando na geração de informações mais assertivas em relação ao território das equipes.
Saiba mais sobre a versão 5.2. Atualize o software e acesse os manuais do e-SUS APS .
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