Educação

“Escolas em tempo integral vão mudar o futuro das novas gerações”, afirma o presidente Lula

Durante programa Conversa com o Presidente, Lula destacou que a educação é prioridade do Governo Federal

01/08/2023 12:30
“Escolas em tempo integral vão mudar o futuro das novas gerações”, afirma o presidente Lula
Presidente Lula e Marcos Uchôa

 

O oitavo episódio do programa Conversa com o Presidente estreou com uma novidade. O quadro semanal 'O povo quer saber'  abre para a sociedade mais um importante espaço de interação com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Nele, o cidadão poderá tirar dúvidas e estar em contato direto com o Governo Federal. 

Na primeira interação, a jovem Renilde Dias perguntou ao presidente Lula sobre o funcionamento do Programa  Escola em Tempo Integral, lançado esta semana, em cerimônia no Palácio do Planalto. “Eu tenho três filhos e preciso muito das escolas de tempo integral. Queria saber se as existentes vão continuar ou se o governo está ampliando o número de unidades?",  indagou a moradora de Brasília (DF).

Ao responder a ouvinte, o presidente Lula falou dos investimentos iniciais na ação, na ordem de R$4 bilhões. "A meta é que 25% das escolas sejam de tempo integral. Vamos fazer parcerias com os governadores e com os prefeitos, porque se a criança ficar o tempo inteiro dentro da escola, ela não só vai aprender as matérias, mas vai também praticar esporte, ter acesso à cultura", destacou.

O programa tem como objetivos aumentar em um milhão o número de matrículas em tempo integral na educação básica ainda em 2023 e alcançar a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). "O mundo do futuro que nós queremos deixar tem que ser bem plantado, regado, para as pessoas saibam que vão colher”, afirmou o presidente Lula. “E as escolas de tempo integral são, efetivamente, algo que vai mudar a vida de novas gerações nesse país.”

A remuneração de professores também foi lembrada por Lula. Segundo o presidente, é fundamental melhorar a qualidade da educação pública fazendo investimentos e melhorando a remuneração dos docentes. "Não é possível você querer que um professor dê uma aula boa se ele está dentro de casa passando necessidade porque recebe mal ou está com salário atrasado. É preciso que a gente tenha uma combinação. É o professor que tem que ganhar um salário bom, cuidar dos nossos filhos", enfatizou.

 O presidente Lula afirmou também ser prioridade do Governo Federal tornar as escolas mais atrativas para as crianças e adolescentes: "Cuidar da escola e torná-la um lugar prazeroso é um dever nosso, do Governo Federal, estadual e municipal, dos professores e da própria família que mora na comunidade. A responsabilidade é de todos nós", reforçou, lembrando que pais e mães também devem cobrar a qualidade do ensino, da estrutura oferecida e da merenda. 

 

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte