86% dos municípios finalizaram diagnóstico de redes
Etapa faz parte da adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Prazo para finalizar o questionário do diagnóstico vai até 14/8
De acordo com o levantamento do Ministério da Educação ( M EC) , todos os estados, o Distrito Federal e 86% dos municípios brasileiros que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada já finalizaram o questionário do diagnóstico de redes . A etapa faz parte do processo de adesão à política de a lfabetização e visa possibilitar ao Ministério conhecer as principais ações desenvolvidas pelos entes, em busca da garantia do direito à alfabetização das crianças. O questionário pode ser respondido até 14 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) .
Os números foram atualizados nesta segunda-feira, 7 de agosto, pela equipe de monitoramento da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB). As u nidades da Federação (UF) em que 100% dos municípios concluíram o diagnóstico de rede são: Roraima , Rio Grande do Norte, Paraíba, Amapá, Maranhão e Distrito Federal. Quanto ao Tocantins e ao Paraná , falta , ainda, 1% dos municípios que aderiram ao compromisso conclu ir o preenchimento do diagnóstico. Já no estado de são Paulo , 70% dos municí pios finalizaram o questionário.
Confira o percentual dos municípios que preencheram o questionário por UF:
Fonte : Elaborado pela SEB, com base nos dados do Simec – 7/8/23.
Diagnóstico – O diagnóstico de redes está estruturado nos cinco eixos propostos no Compromisso: gestão e governança; formação; infraestrutura física e pedagógica; sistema de avaliação; e reconhecimento de boas práticas. Ele permitirá que a elaboração do Plano de Ações do Território Estadual ( PATe ) e da Política de Alfabetização do Território contemple ações que compõem os eixos e esteja alinhada com as necessidades e especificidades de cada ente subnacional.
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O Programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
O Compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território, de acordo com as suas especificidades.
Por: Ministério da Educação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte