Infraestrutura

Anatel participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre furto de fios de cobre

Superintendente José Borges defendeu um arranjo de incentivos que possa trazer maior repressão para mitigar o problema

22/08/2023 15:01
Anatel participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre furto de fios de cobre
Foto: Divulgação/Anatel

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), representada pelo superintendente de Competição, José Borges da Silva Neto, participou nesta terça-feira (22/8), de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre furto de fios de cobre nas cidades brasileiras,

O superintendente explicou que o furto tem consequências sistêmicas, pois gera custos para as empresas de telecomunicações, que deixam de prestar o serviço, e demanda atuação do órgão regulador, que cobra da prestadora a manutenção e a retomada do serviço interrompido o quanto antes.

O superintendente defendeu um arranjo de incentivos que possa trazer maior repressão para mitigar esse problem. Ele destacou também a importância do setor de telecomunicações. Segundo ele, o Brasil tem a 4ª maior rede de banda larga do mundo e a 6ª maior rede de telefonia móvel do mundo.

Segundo dados apresentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na audiência, 2022 registrou a maior quantidade de interrupções por furto e roubo de cabos e equipamentos da rede elétrica. Foram registradas58.786 interrupções em 2022 no país em face de 39.492 ocorrências registradas em 2021. Mais de 2 milhões de consumidores foram afetados nos últimos 2 anos. E em 2023 os consumidores afetados ficaram em média 3 horas sem energia.

Tramitam atualmente no Poder Legislativo os seguintes projetos de lei sobre o assunto: o PL 5846/2016, o PL 3410/2021 e o PL 4997/2019.

Também participaram da audiência pública: a delegada Quésia Pereira Cabral, representante do Ministério da Justiça; Giácomo Bassi, superintendente de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica da Aneel; Igor Rodrigues Britto, diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec);  Wagner Ferreira, diretor Institucional e Jurídico da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee);  Daniela Martins, diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis) e  Juliana Pimentel, superintendente de Relações Institucionais da Neonergia DF.

Por: Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

 

 

Link: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-participa-de-audiencia-publica-na-camara-dos-deputados-sobre-furto-de-fios-de-cobre
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte