Antes do fim do período para novas adesões, 4ª edição do Enare já supera a do ano passado em número de vagas e instituições participantes
Prazo vai até 4 de agosto. Até o momento, candidatos podem concorrer a 4410 oportunidades em 103 locais, em números que podem aumentar com as novas adesões
A dois dias do término da etapa de adesão de novas instituições, o Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), já superou os números da edição anterior. Até 12h desta quarta-feira, 2, o Enare já registrou 103 entidades participantes e 4.410 vagas, distribuídas em 2.913 oportunidades na área médica e 1.497 nas modalidades uni e multiprofissional. Em 2022, o exame contou com 92 adesões e 4 mil vagas, disputadas por mais de 53 mil candidatos. Os números desta edição podem aumentar, já que instituições de saúde de todo o país têm até às 12h do dia 4 de agosto para aderirem ao Enare.
Podem se cadastrar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido. A formalização da adesão deverá ser realizada por meio de cadastro institucional e assinatura eletrônica do Termo de Adesão pelo link https://enare.ebserh.gov.br/ .
Vantagens
O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e também para os próprios candidatos. Nas três primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresenta vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras.
O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu.
Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada.
Para a residência multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição, e após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.
A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma segunda oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.
Etapas
A publicação do edital de abertura do Exame está prevista para agosto, com inscrições para os candidatos previstas para os meses de agosto e setembro.
O período para envio de documentação para análise curricular tem previsão de ocorrer também entre agosto e setembro.
As provas objetivas devem ocorrer no final de outubro.
As datas serão confirmadas em edital e os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site https://enare.ebserh.gov.br/ .
A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, contou com mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte