ANTT divulga Índice de Desempenho Ambiental das concessionárias de rodovias federais
Índice avalia ações sustentáveis e comprometimento socioambiental; Nesta edição, 19 empresas foram avaliadas
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou o resultado do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2023 das concessões de rodovias federais. Nesta edição, 19 empresas foram avaliadas.
O IDA é um instrumento desenvolvido pela ANTT para avaliar e estimular o compromisso das concessionárias com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, incentivando práticas responsáveis em suas operações. A adesão ao processo de avaliação é voluntária, demonstrando a disposição das empresas em aprimorar seus padrões ambientais.
O processo de avaliação envolve o preenchimento de um formulário que considera 13 indicadores, são eles: política ambiental institucional, certificações ambientais, preservação da biodiversidade, ações sociais e educacionais, mobilidade e acessibilidade, gerenciamento de ruídos e emissões, uso da água, gestão de efluentes e resíduos sólidos, eficiência energética, infraestrutura resiliente, entre outros. Para cada critério atendido, a concessionária marca pontos, e o resultado é convertido em um índice de desempenho.
É importante ressaltar que a veracidade das informações fornecidas pelas concessionárias é fundamental para a credibilidade do processo. A ANTT pode solicitar documentos comprobatórios a qualquer momento, a fim de garantir a transparência e a precisão das informações apresentadas. A não apresentação das informações solicitadas dentro dos prazos definidos acarreta na não pontuação do critério correspondente.
O resultado preliminar do IDA é divulgado pela ANTT, e as concessionárias têm a oportunidade de solicitar revisão do resultado dentro de um prazo determinado. Após considerar eventuais revisões, a ANTT divulga o resultado final, classificando as concessionárias de acordo com seus desempenhos ambientais.
A partir destes indicadores, referentes ao desempenho de 2022, as empresas são classificadas conforme a pontuação obtida, em: Classe A, para quem atinge de 80% a 100% dos pontos possíveis; Classe B, para pontuação entre 60% e 80%; e Classe C para pontuação abaixo de 60%.
O IDA não apenas incentiva a adoção de boas práticas ambientais, mas também estabelece um paralelo significativo com os princípios ESG, destacando o comprometimento da ANTT com questões ambientais, sociais e de governança.
Confira aqui o resultado do IDA 2023.
Por: ANAC
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte