A Apex-Brasil compartilhou com os colaboradores da Embratur, nesta quarta-feira (16), as boas práticas adotadas no desenvolvimento de seu plano estratégico para o quadriênio 2023-2027. Na ocasião, a Gerência de Planejamento Estratégico da Embratur detalhou os novos mecanismos de monitoramento e controle das metas da Agência para este período.
O plano de ação da Embratur foi pensado a partir de três pilares: as contribuições feitas ao Plano Plurianual (PPA), no Plano Nacional do Turismo e a partir do Contrato de Gestão firmado junto ao Executivo. Entre os objetivos estratégicos estão a contribuição para o aumento do fluxo turístico internacional para o Brasil, fomentando a ampliação do número de turistas estrangeiros no país, e a contribuição para a geração de receita, emprego e renda no Brasil advindo do aumento da entrada dos turistas estrangeiros no país.
Além desses objetivos, a Gerência de Planejamento Estratégico da Embratur irá implementar o programa Piloto de Transformação e lançar o aplicativo Planejamento Estratégico – ambas as iniciativas são também contribuições no Plano de Ação da Agência.
“O Piloto de Transformação é um programa que terá um ponto focal em cada área da Embratur. Ele levará, à equipe de planejamento, as análises e contribuições de sua equipe para construirmos um plano de ação estratégico mais coletivo. Outra iniciativa é o app Panejamento Estratégico, que permitirá que a equipe de gestão tenha visão em tempo real das ações”, explicou o coordenador de Planejamento, Alisson Andrade.
A ApexBrasil também está investindo na construção do planejamento estratégico 2024-2027. A gerente de Gestão Estratégica da Apex, Camila Takayanagi, explicou que o plano de ação da Agência tem quatro pilares que preservam a coletividade.
“Trabalhamos com quatro estruturas importantes: o Coletivo; o Iterativo, que é o processo de repetição e assimilação das metas; o Incremental, que são os ajustes na estrutura e Integrado. O planejamento tem que ter engajamento de todos e todas , as pessoas têm que se reconhecer e participar coletivamente. Tem que fazer sentido e ser integrado”, pontuou Takayanagi.
A diretora de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, reforçou que a construção coletiva é um caminho assertivo na constituição do plano de ações da Agência.
“A contribuição de todos, de quem faz a Embratur, essa construção coletiva é o caminho certo para um planejamento estratégico mais assertivo na promoção do Brasil no exterior. Estamos apostando nesse caminho das reflexões e das trocas”, concluiu.
As duas agências já têm uma parceria na promoção do turismo e negócios brasileiros no exterior.
Por: Embratur