Arquivo Nacional recebe representantes de países africanos para encontro sobre arquivos e memória
Nações de Língua Oficial Portuguesa na África estarão no Rio para intercâmbio com a instituição e a Unesco
O Arquivo Nacional promove, em 4 de setembro, a 1ª Jornada Brasil- Palop de Articulação e Cooperação entre Arquivos. O evento irá reunir representantes de instituições arquivísticas e de memória dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa ( P alop ), em programação que inclui visita técnica, reuniões internas e duas apresentações abertas ao público, às 10h e às 17h.
O encontro é uma oportunidade para o Arquivo Nacional proporcionar ao público maior conhecimento sobre as instituições arquivísticas africanas. Ao mesmo tempo, trata-se de um espaço para debater formas de articulação e parcerias, no propósito de construir possibilidades de cooperação técnica. O objetivo é fortalecer os laços e aprofundar as discussões sobre políticas públicas de direito à história e à memória , e a partilha de soluções para a gestão de documentos e arquivos.
Na parte da manhã, às 10h, acontece uma apresentação aberta ao público, no auditório da sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Participam da apresentação, a diretora-geral da instituição anfitriã do encontro, Ana Flávia Magalhães Pinto, primeira mulher negra titular da direção do Arquivo Nacional em 185 anos , e os representantes das instituições de memória do continente africano: o diretor da Biblioteca Pública Nacional e do Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau, Djalo Iaguba ; o pesquisador do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, José Silva Évora; o representante do Arquivo Histórico de Moçambique, Sergio Armando Maungue ; o diretor nacional para Formação de Artes e Turismo do Ministério da Cultura e Turismo de Angola, João Pedro da Cunha Lourenço ; e o presidente do Comitê Africano do programa Memória do Mundo, da Unesco, Papa M omar D iop .
No fim da tarde , às 17h, no mesmo local, acontece a segunda parte dos eventos abertos ao público, com um debate sobre as possibilidades de cooperação técnica entre a rquivos. Além dos representantes dos P alop e do Arquivo Nacional, integram a mesa representantes da Unesco, da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) , d a Dataprev e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores.
No dia anterior, logo na chegada da comitiva, irá acontecer uma recepção a o s representantes dos países africanos , pela diretoria do Arquivo Nacional, para uma visita ao Sítio Arqueológico e Histórico Cais do Valongo – Patrimônio Mundial , e ao Museu de História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). No dia 4, além dos debates públicos, será realizada uma visita guiada às diversas áreas d a sede d o Arquivo Nacional, e uma reunião interna sobre parcerias e possíveis acordos das instituições internacionais com o órgão brasileiro.
O evento do Arquivo Nacional se conecta à o ficina que será realizada pela Unesco para os países africanos de língua oficial portuguesa e a região da América Latina e Caribe, visando preparar candidaturas eficazes para receber o r egistro i nternaciona l e r egiona l do programa Memória do Mundo ( MoW ). As atividades ocorrerão entre 4 e 6 de setembro, na Biblioteca Nacional, e também contam com o apoio do Arquivo Nacional.
Por: Arquivo Nacional
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte