Agricultura

Audiência Pública debate implantação da Nova Carteira de Identidade Nacional

Meta é que todos os estados devem emitir o documento até novembro deste ano

31/08/2023 15:56
Audiência Pública debate implantação da Nova Carteira de Identidade Nacional
Foto: Divulgação/MGI

 

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi debatida nesta quarta-feira (30) em audiência pública na Câmara dos Deputados. Até o momento, o documento é emitido em 12 estados e o objetivo do governo federal é que todos os entes da federação já possam emitir a CIN até novembro deste ano, conforme o estabelecido pel o Decreto 10.977/22 , que regula a Lei 7.116/83 . Até o momento, já foram emitidas cerca de 1,5 milhão de CIN s .

Para o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas, o projeto da CIN é uma possibilidade d e o governo enfrentar diversas mazelas sociais. “Queremos que , quando o E stado implemente uma política pública , tenha uma visão do cidadão e que a administração possa enxergar as pessoas em suas várias fases de vida ”, afirmou Mascarenhas.

Durante sua apresentação, Mascarenhas disse também que a melhoria da identificação a partir da CIN e a integração das bases de dados do governo possibilitar ão o acompanhamento de toda a jornada de vida de um cidadão, do nascimento ao óbito. “O Estado poderá ser mais proativo. Quando uma pessoa tem um problema de s aúde, você automaticamente terá essas informações em sistemas de saúde , ou assistencia is , ou trabalhista s . Será uma plataforma social conectada tanto pela CIN quanto pelo GOV.BR”, explicou .

O debate foi uma iniciativa da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados. A audiência foi organizada pela d eputada Flávia M orais (PDT-GO) , que defendeu a implantação da CIN em todo o território brasileiro. “ A gente precisa trabalhar isso com prioridade e de forma intensa, para que a gente possa arregimentar mais parlamentares ”, falou a deputada.

Um dos diferenciais da CIN é a utilização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número nacional de identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Assim, é possível diminuir a quantidade de fraudes e simplificar os cadastros. Antes, era possível que uma mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação, além do formato digital, que fica disponível no aplicativo GOV.BR.

Emitida nos modelos em papel e policarbonato (plástico), a nova carteira apresenta ainda um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.

Atualmente, a CIN já é emitida no Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Documento digital

A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar o aplicativo do GOV.BR para baixar a CIN em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso à CIN Digital.

 

Por:  Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

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