Esporte

Brasil conquista primeiro lugar no maior Campeonato Mundial Escolar, a Gymnasíade 2023

Com 282 medalhas, 88 delas de de ouro, esporte escolar do país vai se destacando no mundo

28/08/2023 14:39
Brasil conquista primeiro lugar no maior Campeonato Mundial Escolar, a Gymnasíade 2023
Foto: Ronaldo Caldas/MEsp


Em clima de união, respeito, inclusão e espírito esportivo, atletas de 46 países reuniram-se na Arena Carioca, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, para a festa de encerramento do maior Campeonato Mundial Escolar - a Gymnasíade 2023. Bastante animada, a mascote Rio deu boas-vindas à plateia e se despediu dos estudantes-atletas, que em 2024 se encontrarão em Bahrein, país sede da próxima Gymnasíade sub-18.

Um grupo de voluntários, representando os mais de 300 participantes, desfilaram com as bandeiras das nações que estiveram presente na competição, que movimentou o Rio de Janeiro de 20 a 27 de agosto.

Com aporte financeiro do Ministério do Esporte, realização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e organização da Federação Internacional de Desporto Escolar (IFS), o Brasil garantiu o primeiro lugar com 282 medalhas, 88 de ouro, 91 de prata e 103 de bronze. A China conquistou o segundo, com 97 medalhas e Chinese Taipei ficou em terceiro, com 67.

Muito animada, a garotada aproveitou as apresentações de frevo, breaking e, embalados pela Escola de Samba Imperatriz, dançavam e cantavam nas arquibancadas, trocando telefones e muitos abraços. O presidente da IFS, Laurent Petrynka, parabenizou pelo excelente evento e agradeceu ao Ministério do Esporte e a todas as instituições que contribuíram com o sucesso do evento.

A ministra do Esporte, Ana Moser, esteve presente na abertura da Gymnasíade no sábado (20/8), quando ressaltou a importância de o Brasil sediar um campeonato escolar do porte da Gymnasíade. "A competição escolar é uma estratégia importante para essa faixa etária, é a base, o início da especialização esportiva”, afirmou Ana Moser.

A secretária executiva Juliana Agatte visitou o evento na véspera do encerramento e, bastante entusiasmada com o sucesso, destacou: “é um prazer imenso estar aqui e poder olhar para essas crianças, ver o brilho nos olhos que o esporte proporciona. Estamos juntos nessa e em tantas outras”, finalizou Juliana.

Integração e muita amizade

“Gostei muito da abertura e do encerramento. Achei que foi bem divertido e criativo. Inesquecível para mim, afirmou Bernardo Rampel, 12 anos, participante da modalidade de orientação. Apesar de não ter conquistado um lugar no pódio, ele comemorou.

Paulo Henrique Marques Teles, do salto com vara, que deixou o público boquiaberto ao conquistar a medalha de ouro com uma marca impressionante de 1,90m, destacou o clima de integração e união entre os colegas. “Sentirei muita falta”, disse.

Os estudantes estavam muito felizes em aprender um pouco da cultura de outros países. Os estrangeiros, junto aos brasileiros, comemoravam a amizade conquistada, o acolhimento, além do legado com a troca de experiência. Alguns até choraram de emoção.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/brasil-conquista-primeiro-lugar-na-gymnasiade
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte