Economia

CAIXA, Elo e Microsoft se conectam à rede do Drex e avançam no piloto da nova moeda digital brasileira

Consórcio está pronto para a etapa de criação de tokens

16/08/2023 18:41
CAIXA, Elo e Microsoft se conectam à rede do Drex e avançam no piloto da nova moeda digital brasileira

 

O consórcio formado pela CAIXA, Microsoft e Elo concluiu, nesta terça-feira (15), as configurações internas de desenvolvimento e se conectou à rede blockchain do Drex, projeto piloto da nova moeda digital brasileira criada pelo Banco Central (BC).

Com esse passo, conhecido como instalação do nó, ou seja, ponto de conexão, o banco está pronto para criar tokens e simular transações com outras instituições financeiras, avaliando o potencial da rede do BC.

A capacidade será testada em relação à segurança, privacidade, capacidade de comunicação com outro sistema e, também, de adaptação diante de um forte crescimento na demanda.

Saiba mais sobre o Drex

O Drex promete agilizar a vida da população. A versão virtual do Real tem como objetivo democratizar o acesso a produtos financeiros e diminuir custos de operações. A novidade, que está no contexto das soluções digitais que efetivou o Pix, poderá ser usada para modernizar produtos e serviços financeiros, com contratos inteligentes, além de facilitar diversas operações comerciais.

O Pix e o Drex possuem relação tecnológica, porém há diferenças: Pix é uma ferramenta de transações instantâneas, já o Drex é a própria moeda. Nesse sentido, o Drex vai poder ser utilizado tanto para “fazer um PIX” ou outras modalidades de transferências na CAIXA, quanto para pagamentos.

A previsão é que a moeda digital só entre em operação no fim de 2024, e os clientes terão que adquirir uma carteira virtual para as transações.

CAIXA: um grande ambiente para testar soluções

A vantagem da CAIXA nos testes da nova moeda digital brasileira é o amplo ambiente para testar as soluções. É o maior banco da América Latina, com mais de 150 milhões de clientes e R$ 1,6 trilhão em ativos administrados, sendo o principal parceiro do governo federal por sua atuação nos programas sociais, de transferência de renda e de inclusão financeira.

Entre as inúmeras possibilidades com o Drex, o banco prevê o pagamento de benefícios sociais com moeda tokenizada e uma forma mais ágil de realizar financiamentos habitacionais, que, atualmente, leva em média 25 dias até chegar ao registro em cartório.

 

Por: Caixa Econômica Federal

Link: https://caixanoticias.caixa.gov.br/noticia/33423/caixa-elo-e-microsoft-se-conectam-a-rede-do-drex-e-avancam-no-piloto-da-nova-moeda-digital-brasileira
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte