CAIXA participa dos Diálogos Amazônicos e assina protocolo para incentivar cumprimento da Agenda 2030
Acordo com Instituto Cidades Sustentáveis vai permitir o uso da presença do banco em todo País para ampliar o conhecimento e utilização do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades
A CAIXA e o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) assinaram, neste domingo (6), em Belém (PA), Protocolo de Intenções para incentivar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da chamada Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas (ONU) nos municípios brasileiros.
O acordo foi celebrado durante o Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023, que faz parte dos Diálogos Amazônicos, evento prévio à Cúpula da Amazônia que reunirá chefes de Estado dos países da região entre os dias 8 e 9 de agosto.
A presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano, e o coordenador-geral do ICS, Jorge Abrahão, assinaram o documento e formalizaram o acordo.
“A CAIXA pode e deve fomentar esses investimentos em cidades que tenham, de fato, intenção em melhorar seus indicadores ou financiar projetos locais estratégicos para elas. O banco possui 300 projetos país com investimentos em meio ambiente e sustentabilidade, sendo alguns deles no Pará”, afirmou a presidente Maria Rita Serrano.
Protocolo
O ICS atua para o desenvolvimento justo e sustentável das cidades no Brasil, implantando iniciativas que visam à promoção da qualidade de vida das pessoas, a partir do combate às desigualdades, da promoção dos direitos humanos, da participação social, da transparência e da defesa do meio ambiente.
Dentre essas iniciativas, está o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) 2023, indicador, desenvolvido pelo ICS, que permite que os Estados possam registrar suas ações de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, serve como uma fonte de informações capaz de subsidiar políticas públicas, além de avaliar as medidas já adotadas.
O IDSC-BR é uma plataforma online, que sistematiza dados das 5.570 cidades brasileiras na forma de indicadores alinhados com a Agenda 2030. Para acessá-la, basta o ente público solicitar a entrada.
O Protocolo prevê que a CAIXA atue em parceria com o ICS para difundir o conhecimento e utilização do IDSC-BR 2023 nos municípios brasileiros, dentre outras iniciativas para promover a Agenda 2030 no Brasil.
“O Brasil é o único país do mundo que consegue monitorar todas as suas cidades nos 17 ODS. É preciso sensibilizar os municípios, com esta plataforma gratuita que orienta o desenvolvimento sustentável”, disse o coordenador-geral do instituto, Jorge Abrahão.
Cúpula da Amazônia
A Cúpula da Amazônia é um evento que reunirá, nos dias 8 e 9 de agosto de 2023 em Belém (PA), chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O encontro pretende inaugurar uma nova etapa na cooperação entre os países que abrigam o bioma com a adoção de uma política comum para o desenvolvimento sustentável da região.
A Cúpula deverá definir um compromisso de cooperação pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia entre esses países, por meio da retomada do diálogo regional e do fortalecimento das relações entre as entidades governamentais e civis das nações participantes.
Agenda 2030
A Agenda 2030 da ONU é um plano global representado visualmente pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas cujo propósito é para atingirmos em 2030 um mundo mais justo e saudável para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros, aprovou a Agenda como o lema “não deixa ninguém para trás”.
Por: Caixa Econômica Federal
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte