Educação

CAPES concederá 80 bolsas para medalhistas em Matemática

Fundação e Impa retomam programa que premia alunos de duas olimpíadas da área, a OBMEP e a OBM

01/08/2023 18:17
CAPES concederá 80 bolsas para medalhistas em Matemática

 

Após quatro anos de interrupção, a CAPES e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) retomaram o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PIC-ME) quatro anos. A Fundação investirá R$7 milhões para conceder um total de 80 bolsas (50 de mestrado e 30 de doutorado) para medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) ao longo de quatro editais, um por ano, até 2026.

O primeiro edital está disponível no site do Programa . Nele são oferecidas cinco bolsas de mestrado e dez de doutorado. As inscrições vão até 11 de agosto. A retomada da ação foi tema de reunião entre representantes da CAPES, do Impa e coordenadores de programas de pós-graduação nessa segunda-feira, 31 de julho.

“Tenho um apreço muito grande pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Acredito que foi um dos grandes feitos do primeiro governo Lula”, afirmou Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País da Fundação, que disse que o Impa “terá liberdade discricionária para implementar as bolsas onde entender que sejam necessárias”.

Os objetivos do programa para a pós-graduação incluem formação de professores de matemática, capacitação de profissionais de diversas áreas, atração de jovens talentos e captação de alunos para PPG ainda não consolidados. A iniciativa já titulou 270 mestres e 64 doutores. A CAPES e o Impa são parceiros desde o primeiro ano do PIC-ME, em 2010, mas desde 2019 a iniciativa está suspensa, o que resultou na interrupção da concessão de bolsas.

Podem concorrer às bolsas de mestrado e doutorado medalhistas de qualquer ano da OBMEP ou da OBM que sejam alunos dos PPG participantes do PIC-ME. Esses programas estão em instituições de ensino superior de 21 estados e do Distrito Federal — uma delas é o Impa, que fica no Rio de Janeiro.

Claudio Landim, diretor-adjunto do Impa e coordenador-geral da OBMEP, afirmou que o Programa “permitiu o aprofundamento dos conhecimentos em matemática em outras áreas na qual ela é muito importante, como as Engenharias”. Já César Camacho, diretor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), observou que “o PIC-ME foi buscar talentos onde ninguém antes buscava, a escola pública. E os resultados são impressionantes”. Camacho dirigiu o Impa entre 2003 e 2015, período em que o PIC-ME e a OBMEP tiveram início.

O Impa também mantém parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsável pelas bolsas de iniciação científica. O Programa de Iniciação Científica e Mestrado é assim chamado porque a ideia inicial era assegurar para o País um quadro de pesquisadores, cientistas, professores e profissionais com conhecimentos avançados em matemática com bolsas de iniciação científica e de mestrado. Desde 2013 há a oferta para doutorado, mas o nome permaneceu o mesmo.

Confira o regulamento Bolsa CAPES/PICME - OBMEP.

 

Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-concedera-80-bolsas-para-medalhistas-em-matematica
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte