CAPES inicia elaboração do plano estratégico institucional
Documento definirá os objetivos da Fundação para os próximos quatro anos
Com a proximidade do fim do Plano Estratégico Institucional (PEI) 2020-2023 da CAPES, a Fundação começou, nesta segunda-feira, 7 de agosto, os preparativos para a elaboração do PEI 2024-2027. Nos próximos três dias, serão realizadas oficinas de análise ambiental para identificar os elementos que influenciam a Fundação, e as estratégias a serem aplicadas no tratamento desses fatores.
Segundo Yuri Ghobad, coordenador-geral de Governança e Planejamento (CGGOV) da CAPES, o planejamento estratégico permite verificar a efetividade de ações realizadas. “Ele traça a estratégia, o direcionamento da atual gestão para a CAPES, nos próximos quatro anos, com a identificação de objetivos, projetos considerados estratégicos para a instituição.” explicou.
As oficinas para a elaboração do novo PEI serão feitas com representantes de todas as diretorias. Ghobad explica como será o trabalho ao longo do semestre: “Nesse primeiro ciclo será feita a análise ambiental. Em seguida, oficinas para identificação de macroprocessos e processos, para a construção da cadeia de valor, depois propostas de objetivos e principais desafios a serem enfrentados, a partir daí, os indicadores, que é a forma de monitorar o processo”.
De acordo com o cronograma de elaboração do plano estratégico, o documento, depois de ser estruturado, será discutido com os diretores da CAPES e, em dezembro, enviado para a análise da presidência da Fundação, antes de entrar em execução, em janeiro do ano que vem.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte