Caravana Federativa: Ministério das Mulheres estará em Salvador para conectar pasta a gestores locais
Iniciativa representa a retomada permanente da articulação, cooperação e diálogo entre Governo Federal e as esferas de poder estadual e municipal. O primeiro estado a receber o evento será a Bahia
O Ministério das Mulheres participará da primeira edição da Caravana Federativa, uma ação com os 27 estados brasileiros que busca reconstruir os laços de interação entre governo federal, unidades federativas e municípios para potencializar o trabalho na ponta, de atendimentos aos cidadãos. Prevista para ocorrer na Bahia nos dias 24 e 25 de agosto, o evento contará com representantes de 34 ministérios do governo, de entidades e bancos públicos. As equipes estarão disponíveis para esclarecer dúvidas a respeito das políticas públicas implementadas.
A pasta das Mulheres atenderá aos prefeitos e demais gestores na estrutura que será montada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Esse será um momento de promover a articulação institucional entre as três esferas de governo para a cooperação e troca de informações no tema política de gênero. O ministério apresentará as ações e programas que foram implementados desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a ministra Cida Gonçalves à frente do MMulheres.
As assessorias técnicas da pasta, deslocadas para o encontro, irão expor a retomada do programa Mulher Viver sem Violência, com o anúncio de 40 novas unidades da Casa da Mulher Brasileira em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública; a criação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios; o trabalho de consolidação e expansão dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), entre outras iniciativas.
Para o Ministério das Mulheres, as Caravanas Federativas são uma oportunidade para fortalecer e ampliar os OPMs, que são estruturas institucionais fundamentais para o diálogo entre os governos federal, estaduais e municipais, sobretudo para o acesso às políticas e programas da pasta.
Nos stands de alguns ministérios, também haverá a apresentação de programas e projetos em formato de painéis.
A Caravana Federativa irá correr o Brasil com o atendimento aos gestores para que, com isso, estabeleça um canal permanente de proximidade e de informação.
Por: Ministério das Mulheres
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte