Social e Políticas Públicas

Caravana Federativa: primeira edição do evento começa em Salvador

A ação põe os gestores municipais em contato direito com o Governo Federal para tirar dúvidas e aderir a programas sociais

24/08/2023 21:13
Caravana Federativa: primeira edição do evento começa em Salvador
Foto: Divulgação


A primeira edição da Caravana Federativa começou nesta quinta (23/08), em Salvador (BA), reunindo representante de 34 ministérios, de bancos públicos, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e gerentes municipais de convênios. A ação estabelece um canal de proximidade e de informação entre o Governo Federal e gestores municipais e também facilita a adesão das prefeituras a programas sociais.

“Sabemos que a gente não consegue melhorar a vida das pessoas, a educação, a saúde, a habitação, sem uma forte parceria com os municípios e o governo do Estado”, disse o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que participou da abertura do evento.

“São 34 ministérios aqui presentes, os bancos públicos, dizendo ao prefeito como ele pode trazer recurso para fazer uma creche, para o Programa de Aquisição de Alimentos, para o Novo PAC, trazer os investimentos do Governo Federal para perto do povo da Bahia. Serão dois dias tirando todas as dúvidas, pegando investimentos, apontando projetos e a gente colocando os recursos para andar”, acrescentou Padilha.

A ação permanece na capital baiana até esta sexta-feira (25/08). Além de ministérios, estão presentes representantes instituições como Caixa Econômica Federal, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Caravana Federativa oferece capacitação técnica e orientações sobre programas sociais do governo e como acessar linhas de crédito de bancos públicos. Há também atividades como painéis e oficinas com temas de interesse dos estados e municípios.

“É a primeira vez que o Governo Federal sai da Esplanada dos Ministérios e vem a uma unidade da federação, a Bahia, para dialogar com prefeitos e prefeitas, para tirar dúvidas, para mostrar o cardápio de programas que o Presidente Lula retomou nesses primeiros meses”, disse o Secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano.

As próximas edições ocorrerão no Rio de Janeiro (14 e 15/09) e no Rio Grande do Sul (28 e 29/09). A expectativa é que todos os estados sejam contemplados.

 

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte