Celpe-Bras tem inscrições prorrogadas até 23/08
Inep também acrescentou um dia de aplicação. Provas serão em outubro, no Brasil e no exterior; exame avalia a proficiência de estrangeiros em língua portuguesa
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o período de inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) referente ao segundo semestre de 2023. Com isso, o prazo, que terminaria na última sexta-feira, 18 de agosto, segue aberto até as 23h59 (horário de Brasília) de quarta-feira, 23 de agosto. A retificação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22). Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Celpe-Bras.
- As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também devem ser feitas até 23 de agosto.
- Já o pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até a sexta-feira (25).
- A homologação das inscrições será feita pela coordenação do posto aplicador até o dia 30 de agosto.
Aplicação – O Inep também acrescentou um dia de aplicação do exame ao cronograma. Com isso, as provas (escrita e oral), que ocorreriam nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Brasil e no exterior, serão realizadas entre 24 e 27 de outubro .
- O Celpe-Bras é utilizado como comprovação de proficiência na língua portuguesa por instituições de educação superior. Nesse contexto, o exame é destinado a estrangeiros com interesse em cursos de graduação e em programas de pós-graduação brasileiros. O certificado também é usado no processo de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.
Celpe-Bras – O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
Há uma parte escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do resultado do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.
Acesse o edital do Celpe-Bras 2023/2
Acesse a retificação sobre a prorrogação
Acesse o Sistema Celpe-Bras
Saiba mais sobre o Celpe-Bras
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte