Cinco estudantes brasileiros representarão o Brasil na XVI Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA)
MCTI incentiva a participação de jovens nas olimpíadas
Cinco estudantes brasileiros representarão o país na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que acontece de 10 e 20 de agosto, em Chorzów, na Polônia. Os estudantes Mariana Naves Tana, do IFSULDEMINAS - Campus Machado, Gabriel Hemétrio de Menezes (Fortaleza/CE), Murilo de Andrade Porfirio (São Paulo/SP), Paulo Henrique dos Santos Silva (São Paulo - SP) e Paulo Otávio Portela Santana (Fortaleza - CE) representarão o Brasil na competição internacional.
O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) tem papel fundamental no incentivo para a participação dos jovens estudantes brasileiros por meio do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, da Secretaria de Ciência, Tecnologia para o Desenvolvimento Social. O MCTI apoia a realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). “Queremos que cada dia mais a população esteja próxima e interagindo com a ciência. E que novos talentos sejam descobertos a cada dia”, fala Juana Nunes diretora do departamento.
A seletiva da OIAA teve três etapas. A primeira fase constou de três provas on-line, a segunda presencial e com quatro provas. Já a última fase foi dividida em dois momentos presenciais. As olimpíadas servem como incentivo e estímulo para os jovens estudantes que amam o campo da ciência.
Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte