Codevasf revitaliza sub-bacia do rio São Francisco em Minas Gerais
As intervenções foram realizadas na sub-bacia do ribeirão Januário, no município de Guarda Mor, com implantação de 800 bacias de captação de enxurradas e construção de 40 quilômetros de terraços de infiltração em nível
Mais uma sub-bacia do rio São Francisco em Minas Gerais foi beneficiada com obras de revitalização ambiental executada s pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação foi uma parceria com Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais(Seapa) e a Emater/MG.
As intervenções foram realizadas na sub-bacia do ribeirão Januário, no município de Guarda Mor, com implantação de 800 bacias de captação de enxurradas e construção de 40 quilômetros de terraços de infiltração em nível. Os investimentos nessas obras totalizam cerca de R$ 500 mil. Segundo técnicos da Codevasf, com essa ação, espera-se que o r ibeirão Januário se torne perene o ano todo, beneficiando diretamente mais de 110 agricultores familiares .
Esse trabalho, executado há mais de um ano, resulta em benefícios para a região, com o aumento da infiltração da água no sol o; a recarga dos aquíferos subterrâneos; a diminuição da erosão dos solos; a redução do assoreamento de nascentes e cursos d ' água e a melhoria da qualidade da água.
O superintendente regional d a Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, afirma que, n uma região semiárida como o N orte de Minas, é preciso conciliar a atividade agrícola com a preservação ambiental. “Se quisermos manter a agricultura e a pecuária norte-mineira s em franco desenvolvimento, temos de continuar olhando com mais atenção para os nossos mananciais hídricos, e é dessa forma que encaramos essas ações em centenas de outras bacias já recuperadas”, pontua.
O engenheiro ambiental Domênico Morano, da 1ª Superintendência Regional, em Montes Claros (MG), informa que essas intervenções no município de Guarda-Mor fazem parte de um convênio e um termo de compromisso, no valor total de R$ 50 milhões, repassados pela Codevasf por meio de parceria com o Governo do Estado. “O objetivo são ações de revitalização hidroambiental em 162 municípios mineiros, hoje em sua última etapa de execução”, afirma o engenheiro.
Por: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte