Encceja 2023 é aplicado em todo o Brasil
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada
Mais de um milhão de participantes iniciaram, às 9h deste domingo (27/08), a realização das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em todos os estados do País e no Distrito Federal. Os participantes buscam certificação para ensino fundamental ou ensino médio, no período da manhã e da tarde.
Ao todo, há 1.104.146 inscritos para fazer o exame - 193.572 buscar a certificação para o ensino fundamental e 910.574 para o ensino médio.
No período da manhã, os participantes que almejam certificação no ensino fundamental realizam provas objetivas de ciências naturais e matemática; enquanto aqueles que buscam certificação no ensino médio fazem provas de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. Ao todo, são 30 questões de múltipla escolha por etapa de ensino. A aplicação terá duração de quatro horas.
Encceja – O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Por: Assessoria de Comunicação Social do Inep
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte