Começa em Belém seminário sobre Escola em Tempo Integral
Debates continuam nesta quinta (24), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Próxima edição será no Nordeste, em Recife, nos dias 27 e 28 de setembro
Começou, nesta quarta-feira, 23 de agosto, em Belém (PA), mais uma edição do Ciclo de Seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em todas as regiões do país para apresentar e tirar dúvidas sobre o novo programa do governo federal. Na região Norte, o evento é realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação do Pará, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube, nos dias 23 e 24 de agosto.
Na abertura da programação, a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, deu as boas-vindas aos 900 inscritos no seminário da região Norte. Ela agradeceu, nominalmente, a todas as secretarias do MEC, ministérios, entidades e institutos da área de educação, conselheiros, secretários, dirigentes e profissionais de educação que contribuíram para a realização e participam do evento.
O secretário de Educação do estado do Pará, Rossieli Soares, afirmou que são grandes os desafios no estado para a área da educação, não só financeiros, mas também de infraestrutura, e que é preciso superá-los com a ajuda do governo federal, estados e municípios. Ele citou, em sua fala, a falta de climatização nas salas de aula, que impede os alunos de passarem mais tempo dentro das escolas.
“O Programa Escola em Tempo Integral vem para nos ajudar nisso. Muito obrigado por estarem aqui para nos ouvir e também para compartilhar o que tem sido o programa. Eu e o governador do estado, Helder Barbalho, estivemos com o Presidente Lula e o Ministro Camilo Santana desde o lançamento e estamos de braços dados para fazer com que a gente consiga decolar na educação do ensino integral em tempo integral. O Pará estará junto com o governo federal de braços dados para a gente continuar avançando na educação do Pará e do Brasil”, declarou.
Já a secretária de Educação de Belém, Araceli Maria Pereira Lemos, defendeu que a escola em tempo integral é uma política social, histórica e necessária para avançar na educação brasileira. “Ela já é uma prioridade da capital e estamos aqui não só para reafirmar o nosso compromisso, mas ver materializada uma política tão importante para a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, disse.
Painéis – Após a abertura, foi realizado o Painel Específico, com o tema “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, os direitos humanos, a ciência e a tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”. No período da tarde, às 14h, houve o painel “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil – Orientações para o Tempo Integral em Creches e Pré-Escolas”.
No segundo dia de debate, que será nesta quinta-feira, 24 de agosto, serão realizados três painéis, sendo um pela manhã e dois à tarde. O primeiro painel do dia discorrerá sobre o tema “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o Tempo Integral nos Anos Iniciais e Finais”.
À tarde, os painéis serão apresentados a partir das 14h e abordarão os seguintes temas: “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio – Subsídios para a Nova Política do Ensino Médio”; e “Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios”. Os nomes dos painelistas e dos mediadores de cada palestra podem ser conferidos na página do ciclo de seminários, no portal do MEC.
A etapa da região Norte conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém e da Secretaria de Estado de Educação do Pará. O objetivo do ciclo é elaborar um documento nacional com os princípios orientadores da educação integral por etapas e modalidades na educação básica.
Ciclo de Seminários – A iniciativa, da Secretaria de Educação Básica (SEB), é uma das estratégias do Programa Escola em Tempo Integral. Os seminários vão discutir e elaborar orientações para a educação integral em tempo integral na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, também serão consideradas as especificidades e transversalidade das modalidades especiais: educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação bilíngue de surdos, educação do campo, educação escolar indígena e educação escolar quilombola.
Os próximos encontros para tratar da política serão na região Nordeste, em Recife (PE), em 27 e 28 de setembro; na região Sul, Porto Alegre (RS), a confirmar; e na região Sudeste, Diadema (SP), em 4 e 5 de outubro. O encerramento do ciclo de seminários ocorrerá no dia 6 de outubro.
A conferência de encerramento, com o tema “Educação Integral como política de direitos para as infâncias e adolescências brasileiras”, ocorrerá de forma presencial, na cidade de São Paulo (SP), e será transmitida ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, no dia 6 de outubro, a partir das 9h.
Após o término do ciclo, um documento nacional com princípios e orientações será consolidado considerando os debates realizados nas cinco regiões do país, previsto para chegar às redes de ensino e comunidades escolares no primeiro trimestre do ano de 2024.
Por: Ministério da Educação (MEC)
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