AO VIVO: Acompanhe os Diálogos Amazônicos no Canal Gov e nas redes sociais
Evento começou nesta sexta-feira (04/08), em Belém, do Pará
Os diálogos que antecedem um dos mais importantes encontros de chefes de Estado dos chamados Países Amazônicos começam nesta, sexta-feira (04/08), com transmissão ao vivo no Canal Gov e nas redes sociais. O evento vai reunir lideranças do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países que formam o único bloco socioambiental da América Latina.
De 4 a 6 de agosto, participarão dos Diálogos Amazônicos, representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa, agências governamentais, ministros de diversas pastas do Governo Federal e demais países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O objetivo dos encontros é formular propostas de políticas públicas sustentáveis para a região.
A Cúpula da Amazônia, acontece entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA). A iniciativa busca fortalecer a cooperação entre países da maior floresta tropical do mundo. Esta será a quarta reunião dos presidentes dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica, assinado em 1978. Nesta edição, a proposta é ampliar o alcance das discussões.
Além dos oito países, foram convidados o Congo, a República Democrática do Congo e a Indonésia (países com florestas tropicais), São Vicente e Granadinas (país que ocupa a presidência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), a França (pela Guiana Francesa), a Alemanha e a Noruega (principais doadores do Fundo Amazônia). E o presidente da COP28, representantes de bancos de fomento, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Novo Banco do Desenvolvimento (Banco dos Brics), entre outros.
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte