Diálogos Hidroviáveis discute sistema hidroviário da região amazônica
Questões envolvendo o Pedral do Lourenço foi um dos destaques do evento.
Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), representantes do governo e da sociedade estiveram reunidos em Belém (PA) para debater temas importantes para a região amazônica. O evento Diálogos Hidroviáveis, tratou de temas como o Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, os portos da Amazônia e a sustentabilidade do modelo de transporte hidroviário. Os desafios e oportunidades do transporte de passageiros também foram abordados.
Durante o evento, foram discutidas pautas que possam impulsionar a navegação sustentável e aprimorar a infraestrutura de transporte hidroviário. Um dos destaques foi o Pedral do Lourenço. O projeto consiste na retirada de pedras do local, prevista desde 1970, para viabilizar e melhorar a navegação pelo Rio Tocantins durante a época de secas e, assim, aumentar o escoamento da produção agrícola. O DNIT tem trabalhado para cumprir toda legislação exigida pelo Ibama para atender à todas as exigências ambientais e, desta forma, fortalecer a sustentabilidade.
Pedral - Temas relativos ao Pedral do Lourenço e a navegação no Rio Tocantins foram abordadas na palestra proferida pelo diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Erick Moura. Na ocasião, ele destacou o avanço do projeto junto ao Ibama. Um dos grandes desafios era dar entrada junto ao Ibama e o nosso pedido foi acolhido”, disse. “Temos que levantar a bandeira de que as hidrovias são viáveis. É uma bandeira tão importante que hoje encontra-se permeada entre dois ministérios. Vamos aproveitar essa oportunidade e tratar do assunto e olhar para frente", destacou.
Ao final do evento foi encerrado, foi elaborada uma carta de intenções com demandas e direcionamentos para próximas ações relacionadas à pauta do modal, que envolve os ministérios de Portos e Aeroportos, Transportes, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marinha e entidades do setor.
Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
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