DNIT conclui mais um ciclo de dragagem do rio Madeira
Com a manutenção, fica garantida a segurança e maior capacidade de navegação no canal hidroviário.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), concluiu, nesta segunda-feira (28), a dragagem no Rio Madeira. Foram removidos 200 mil metros cúbicos de areia e sedimentos do leito do rio. A faixa drenada foi na BR 230 entre os municípios de Humaitá e Apuí. Com a conclusão do trabalho, que foi iniciado em junho, fica garantida a travessia para o moradores do sul do Amazonas até ao Oeste do Pará. O trecho de travessia do rio corresponde a 1.700 metros. Foram dragados uma distância de 500 metros na travessia, onde se instalam os bancos de areia.
O serviço de dragagem teve como objetivo promover a manutenção do rio Madeira, localizado no Amazonas e em Rondônia. Foram dragados cerca de 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimentos em oito pontos críticos, locais com restrições para a navegação no período de estiagem por falta de profundidade adequada. Os pontos que passaram pela são Cojubim, Curicacas, Salomão, Costa Primavera, Cintra, Miriti, Santa Cruz e Manicoré. O cronograma seguiu os levantamentos hidrográficos pré-dragagem para quantificar os volumes e o local exato da intervenção.
Importância – O serviço de dragagem é importante para a hidrovia porque aumenta a confiança para navegar, que pode ser traduzido como o tempo que a via permite o tráfego dos comboios (balsas movidas por um empurrador) com um determinado calado (profundidade). Quanto maior o calado, mais carga a embarcação transporta.
Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
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