Educação

Capes envia educadores de escolas públicas para curso na Irlanda

Os profissionais selecionados embarcam nesta quarta-feira, 16, para estudar até maio em faculdade do país europeu

16/08/2023 13:46
Capes envia educadores de escolas públicas para curso na Irlanda
Foto: João Mendes - CCS/CAPES

 

Trinta educadores da rede pública de educação básica de 21 estados e do Distrito Federal embarcam nesta quarta-feira,16, para a Irlanda. Os profissionais foram selecionados para participar, até maio de 2024, de curso de pós-graduação lato sensu em liderança e gestão educacional, com bolsas e auxílios concedidos pela CAPES, na faculdade irlandesa Mary Immaculate College (MIC).

Nesta terça-feira, 15, os educadores foram recebidos no Consulado da Irlanda, em São Paulo, por representantes da CAPES, da MIC e do governo irlandês. “A melhoria da educação passa pela formação de professores e, para a CAPES, a internacionalização é um caminho potente para isso. Espero que os participantes possam multiplicar essa experiência e contribuir para a redução das desigualdades”, destacou Marcia Serra, diretora de Formação de Professores para a Educação Básica da Fundação.

Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da CAPES, reforçou que esse curso de formação é estratégico na qualificação de professores a partir de uma experiência internacional. “Indo para a Irlanda, os educadores poderão ver um mundo diferente, desafiador e que pode servir como referência e, ao voltar, capilarizar esse aprendizado”.

Eoin Bennis, cônsul-geral da Irlanda em São Paulo, afirmou não ter dúvida de que o curso terá uma relevância duradoura na atuação dos educadores e ressaltou a importância da parceria com a CAPES. “É um esforço bastante positivo e daqui criamos mais sinergia entre os dois países”. Para Sarah O’Sullivan, representante da MIC na América Latina, agradeceu a CAPES por confiar na instituição para realizar essa formação e afirmou: “o curso é uma oportunidade para cada educador contribuir para mudar a realidade onde vive”.

Multiplicar o aprendizado
Para os profissionais selecionados a possibilidade de multiplicar o conhecimento adquirido com os colegas de trabalho é um fator relevante. Luís André Barbas, que trabalha em Castanhal (PA), diz que o curso é uma oportunidade única: “Sendo da Amazônia, acredito que tenha muito a oferecer em capacitação para as próprias instituições da minha região”.

“Acredito que vou conseguir trazer muitos conteúdos que vão agregar ao trabalho na minha região”, acrescenta Joana Ludwig Araújo, que trabalha em São Leopoldo (RS). Para ela, o investimento feito pela CAPES é fundamental para os educadores terem condições de participar de um curso no exterior. “Por isso, devemos dar esse retorno à sociedade com o aprendizado na Irlanda”.

Sobre o Programa
O Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda capacita professores, coordenadores, supervisores pedagógicos e gestores das escolas públicas de educação básica, no curso de liderança e gestão educacional oferecido pela Mary Immaculate College, localizado em Limerick, na Irlanda. Também participam profissionais que trabalham nas secretarias de Educação em cargos relacionados à formação continuada de professores.

Ao todo, são 360 horas de atividades de formação em liderança e gestão educacional. Os módulos na Irlanda englobam diversos temas como política e prática de educação inclusiva, desenvolvimento profissional dos professores, autoavaliação e mudança curricular.

A capacitação deste ano é a segunda de três edições do Programa financiadas pela CAPES em parceria com a faculdade irlandesa. Em 2019, um total de 19 diretores e coordenadores de escolas públicas de oito estados brasileiros foram apoiados pela CAPES para fazer o mesmo Programa. O próximo edital será publicado ainda em 2023.

Por: CAPES

Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/educadores-de-escolas-publicas-seguem-para-curso-na-irlanda
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte