Povos indígenas
Em 9 de agosto é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas
Lideranças indígenas destacam a importância da data
09/08/2023 16:28
Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08), a Biblioteca Nacional teve a honra de receber a visita de duas lideranças indígenas: Lucas Marubo, do povo Marubo, originário do Amazonas; e Isabela Kariri, do povo Kariri, originário da região Nordeste.
Lucas, de 23 anos, é estudante de Direito. Já Isabela tem 22 anos e cursa a graduação em Ciência Política.
“A data de hoje é importante por inúmeros fatores. Mas eu diria que, atualmente, a importância maior é a busca pela autodeterminação indígena: poder estar em espaços dos quais, secularmente, sempre foram excluídos. Hoje, poder ter uma ministra dos Povos Indígenas, deputados, advogados e médicos indígenas nesses espaços próximos às tomadas de decisão é fundamental para que os povos indígenas tenham o devido acesso a políticas públicas que levem qualidade de vida a esses povos”, afirma Lucas Marubo.
A Biblioteca Nacional segue expandindo seu dossiê étnico - inclusive a partir das últimas viagens do presidente Marco Lucchesi à Amazônia, para entrega da Constituição Federal traduzida para o nheengatu.
“A Biblioteca estar ampliando esse espaço de diálogo dá uma oportunidade para as pessoas falarem de suas próprias histórias. Sempre contaram pra nós a visão deles sobre o que são os povos indígenas. Hoje, temos a oportunidade de falar sobre nós: temos formação acadêmica, estamos dentro da faculdade, nas cidades, nas aldeias, na câmara, no legislativo... A Biblioteca Nacional se propor a trabalhar isso com os povos indígenas é como um novo capítulo da história”, diz Isabela Kariri.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela ONU em 1995, para celebrar a importante presença dos povos originários na preservação da memória, da oralidade e da natureza.
Um VIVA a todos os povos indígenas do mundo!
Por: Fundação Biblioteca Nacional
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte