Planalto

Em reunião com presidente da Bolívia, Lula defende maior cooperação entre os dois países

Presidente do Brasil conversou com Luís Arce em Belém, onde ambos participam da Cúpula da Amazônia

08/08/2023 20:58
Em reunião com presidente da Bolívia, Lula defende maior cooperação entre os dois países
Foto: Twitter / Divulgação

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta terça-feira, 8/6, com o presidente da Bolívia, Luís Arce. O encontro bilateral aconteceu em paralelo à Cúpula da Amazônia, em Belém, no Pará. Participam do evento os oito países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): além do Brasil e da Bolívia, fazem parte Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela e Suriname.

Na reunião, os presidentes Lula e Arce conversaram sobre formas de ampliar a cooperação entre os dois países em áreas além da ambiental. Eles debateram questões como desenvolvimento regional, industrialização, integração energética e de transportes e combate ao crime organizado.

"Em um grato encontro com o presidente Lula, avançamos em uma ampla agenda bilateral que inclui comércio, gás, energia elétrica, integração, luta contra o contrabando, recursos hídricos e segurança na fronteira", afirmou o presidente boliviano por meio de seu perfil oficial no Twitter.

PARCEIROS REGIONAIS – A Bolívia é o país com a maior fronteira terrestre com o Brasil, cerca de 3,4 mil quilômetros de extensão. As duas nações mantêm uma parceria regional importante, inclusive na área comercial: o Brasil é o país que mais importa produtos bolivianos (especialmente gás natural) e o segundo que mais exporta para a Bolívia (produtos industrializados). Em 2022, o comércio entre os países totalizou mais de US$ 3,6 bilhões.

 

Por: Planalto

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/08/em-reuniao-com-presidente-da-bolivia-lula-defende-maior-cooperacao-entre-os-dois-paises
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte