Em Salvador, Ministério do Esporte marca presença no início da Caravana Federativa
A Bahia é o primeiro estado a receber o evento, que passará por todo o território nacional. O intuito é apresentar programas sociais a prefeituras e, assim, aproximar União, estados e municípios
Começou nesta quinta-feira (24/8), em Salvador, a Caravana Federativa, que percorrerá os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O objetivo do evento é aproximar o Governo Federal de estados e municípios, apresentando a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, e gerentes municipais de convênios programas e ações para que prefeituras tenham maior adesão a programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, e também iniciativas do Ministério do Esporte.
Na Bahia, o atendimento aos gestores municipais está programado para esta quinta e sexta-feira (24 e 25/8), das 9h às 18h, em espaço montado na área verde da Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A expectativa é receber cerca de 250 prefeitos e representantes de municípios baianos. Ao todo, 34 ministérios participam das atividades, além de entidades como Caixa Econômica Federal e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O senador Jaques Wagner (PT/BA), líder do governo no Senado, cumprimentou a ministra do Esporte, Ana Moser, e agradeceu pela presença dela na primeira edição da Caravana Federativa. " A ministra é um símbolo para nossa geração, pelo que fez pelo esporte quando era jogadora de vôlei e pelo simbolismo que tem hoje, à frente do Ministério do Esporte, uma pasta superimportante para a gestão do Governo Federal", disse o líder.
Ana Moser discursou sobre a importância de estreitar a articulação e os diálogos entre as esferas federal, estadual e municipal. "É um prazer estar novamente na Bahia, em especial apresentando os programas do Governo Federal. Essa ação faz parte da reconstrução do Brasil para levar políticas públicas e serviços a toda a população. Vivemos a construção do Sistema Nacional do Esporte para buscar formalizar o crescimento do setor."
A ministra citou ainda parcerias que estão sendo feitas com o estado para a democratização do esporte. "Junto com a Secretaria de Trabalho, estamos construindo uma política de inclusão para levar o esporte a escolas públicas, em especial às de período integral, para todos. Também vamos realizar no estado a política nacional de futebol feminino, e o Campeonato Brasileiro de Futsal será realizado aqui na Bahia. Ainda estaremos no estado, trazendo o primeiro encontro de integração e apoio aos municípios para a adesão à política nacional do esporte."
As atividades itinerantes da caravana incluirão painéis, oficinas e workshops, e o atendimento técnico será feito por representantes das pastas, entidades públicas, instituições financeiras e de desenvolvimento, sobre temas como economia, esporte, habitação, segurança, educação e saúde.
A coordenação dos trabalhos durante o evento será feita pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, com apoio da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin). As secretarias estaduais darão apoio aos serviços prestados na caravana.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte