Empossados os reitores do IFB, IFPA, UFRB e UFVJM
Camilo Santana empossou novos reitores de institutos e universidades federais, eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, empossou quatro reitores de institutos e universidades federais nesta quarta-feira, 30 de julho. Os novos reitores foram eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica. A solenidade ocorreu no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), e contou com a presença de diversas autoridades, deputados, reitores e professores.
Os novos reitores são: Georgina Gonçalves dos Santos, reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Veruska Ribeiro Machado, reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB); Heron Laiber Bonadiman , reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) ; e Ana Paula Palheta Santana, reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).
Na ocasião, Camilo Santana anunciou que pretende visitar todas as universidades e institutos federais do país para estreitar o diálogo e melhorar as condições estruturais das instituições, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “ Os institutos e universidades federais são as grandes responsáveis pelas pesquisas, pela iniciação científica e pela inovação nesse país . Estamos celebra ndo a retomada da reconstrução do Brasil, da reconstrução do direito e respeito às pessoas, respeito às instituições e à vida, porque nós vivemos um momento em que não só foi negado o direito à democracia, mas também o direito à ciência – o negacionismo”, destacou na cerimônia.
O Ministro da Educação também ressaltou a importância de ouvir e dialogar , por acreditar que é dessa for ma que se constrói a educação. Aproveitou para destacar os desafios de recomposição orçamentária e de composição e consolidação dos projetos das obras de cada instituto e de cada universidade. “ Isso será prioridade no PAC e agora nós vamos discutir quais são as nossas metas no Programa na área da educação superior no nosso país para os próximos três anos”, afirmou.
Camilo Santana lembrou, ainda, o compromisso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a educação , não só neste governo, mas também nos anteriores, quando interiorizou a educação superior e tecnológica e respeitou a autonomia das universidades e institutos federais. “ N ós vamos , cada vez mais , consolidar essa história, para garantir oportunidade para quem mais precisa, de inclusão, de redução de desigualdades, das questões raciais que nós sabemos que são complexas e estruturais”, considerou.
Por fim, apontou que existem desafios a serem superados , como garantir a permanência dos estudantes nas universidades públicas e melhorar a formação inicial dos professores da educação básica e do ensino médio. “ C ontem comigo para superá-los, dar esperança e oportunidades. Eu estou falando de sonhos, estamos falando de crianças e jovens em um país desigual , que é o Brasil. O único caminho que nós temos para construir um país mais justo, mais humano e soberano é pel a educação ” , finalizou.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, em versos , relatou a importância de empossar duas mulheres ao cargo de reitoras, eleitas pela comunidade acadêmica. “Elas assumem a missão de inovar a educação profissional e tecnológica projetando essa modalidade educacional no âmbito nacional. Nesse governo voltamos a ter voz e podemos transformar o ensino profissional para que ele seja um exemplo para o mundo”, afirmou o secretário.
Já a s ecretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, parabenizou os novos reitores e reitoras e desejou sucesso na gestão das instituições. Ela lembrou que foi o Presidente Lula que levou as universidades e institutos federais para o interior do país e celebrou que, após períodos difíceis vividos pela educação brasileira, esse é um momento de comemorar a democracia.
“Sem dúvida nenhuma , há muitas brasileiras e brasileiros que querem ingressar na educação superior de qualidade e isso é o que as nossas instituições oferecem. M ais do que reitores e reitoras, são pessoas capazes de gerir a universidade e fazer avançar a educação no nosso país e lideranças com as quais nós contamos no MEC . Vamos expandir as vagas da educação superior e garantir a permanência dos nossos estudantes na educação superior”, destacou.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte