Estudantes representam o Brasil na XVI Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
O Brasil participa da olimpíada desde sua primeira edição em 2007; As equipes são escolhidas por meio de um processo seletivo rigoroso
Cinco estudantes brasileiros estão representando o país na 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que acontece entre 10 e 20 de agosto, em Chorzów, na Polônia.
Os estudantes Mariana Naves Tana (IF-Sul de Minas - Campus Machado/MG), única estudante da rede pública; Gabriel Hemétrio de Menezes (Fortaleza/CE); Murilo de Andrade Porfirio (São Paulo/SP); Paulo Henrique dos Santos Silva (São Paulo/SP); e Paulo Otávio Portela Santana (Fortaleza/CE) representarão o Brasil na competição internacional.
Estabelecida na Tailândia em 2006, a IOAA é um evento anual para alunos do ensino médio de alto desempenho de todo o mundo. O objetivo da competição é disseminar a Astronomia entre os alunos do ensino médio, para fomentar a amizade entre jovens astrônomos em nível internacional, a fim de construir cooperação no campo da Astronomia no futuro entre os jovens estudiosos.
O Brasil participa da olimpíada desde sua primeira edição em 2007. As equipes que representam o Brasil na IOAA, e também na OLAA (Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica), são formadas através de um processo seletivo rigoroso organizado pela pelo Comitê Organizador da OBA e por instituições parceiras, sendo uma delas o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI).
Brasil na IOAA 2023
Os estudantes selecionados para a competição participam, em primeiro lugar, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), um evento anual realizado no Brasil desde 1998, com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes brasileiros pela astronomia, astronáutica e ciências afins. A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com escolas e professores de todo o país. O ON também apoia a realização da OBA.
Equipe IOAA
Após a seleção, os estudantes passam por uma bateria de provas e por treinamentos, que contam com o apoio do ON. Em junho deste ano, em preparação para a IOAA 2023 e OLAA 2023, o pesquisador e astrofísico do ON, Dr. Ricardo Ogando, realizou um treinamento com os estudantes em Barra do Piraí, no sul do estado do Rio de Janeiro. Além de professores, o treinamento contou com o apoio de ex-olímpicos (estudantes que já participaram das competições), que compartilharam dicas e experiências.
Durante o treinamento, Ogando falou sobre dados observacionais, suas medidas e incertezas dentro do contexto da observação de galáxias e suas propriedades, como o brilho aparente e a distribuição no universo.
Equipe brasileira na IOAA 2023
Na IOAA 2022, o Brasil conquistou cinco medalhas: uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. A edição de 2022 ocorreu de 14 a 21 de agosto na cidade de Kutaisi, República da Geórgia.
Por: MCTI
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte